Professora do Fé e Alegria participa de encontro educacional

A professora de Redação do Pré-universitário do Fé e Alegria do Brasil no Recife, Ingrid Souza, foi uma das educadoras selecionadas para apresentar sua pesquisa no último Encontro de Educação para o Nordeste, que aconteceu na Fafire, no centro do Recife. Com um trabalho em pôster intitulado: Dialogando, analisando e refletindo um processo de construção dos saberes docentes, ela teve a oportunidade de debater e divulgar a pesquisa com vários professores da região, que também exibiram outros estudos.

Na pesquisa, a professora do projeto analisou a maneira sobre como as formas de saberes transmitidos por Paulo Freire, Maurice Tardif, Philipe Perrenoud, Clermont Gauthier e Antoni Zabala são identificados e como são firmados em um pré-vestibular, tomando por base o pré-universitário do Fé e Alegria.

No encontro, que já está na 15ª edição, a educadora falou bastante da experiência praticada nas salas de aula do projeto, onde os professores são estudantes da graduação na Universidade Católica de Pernambuco e lecionam para pessoas de baixa renda.

Segundo Ingrid, a análise do processo de ensino relacionada à prática docente para os alunos que visam às provas do fim de ano tem uma meta diferente do objetivo de ensino, e acabam só focando um único objetivo para os estudantes. “Muitos pré-vestibulares só têm a finalidade de colocar os estudantes dentro das universidades, sem se preocupar em formar cidadãos para o mundo. Foi por isso que levei a minha pesquisa, tomando como base o rumo social do Fé e Alegria”, ressaltou a professora.

Para a professora, a experiência de debater a pesquisa foi algo enriquecedor, por expor na frente de outros profissionais do ensino um trabalho desenvolvido dentro da Universidade. “Essa foi a primeira vez que apresentei uma pesquisa fora da Católica, e gostei muito da apresentação, espero participar de outras com esta mesma temática”, frisou Ingrid, feliz com o próprio desempenho.