Professora de Rondônia lança livro na SBS

A livraria SBS recebeu na noite de quarta-feira (4) o lançamento do livro “O Inerme”, escrito pela professora Ivanilde da Costa, da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, que fica em Alta Floreta D’oeste, em Rondônia. O livro tem como organizadora a Profa Dra Maria Goretti Fernandes, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Unicap.

A ideia do livro surgiu de um projeto onde os alunos poderiam fazer um elo entre os seus estudos e o uso da internet. A partir do livro, então, eles puderam elaborar os cenários em maquetes e fotografar para digitalizar o material e fazer um projeto gráfico nos computadores do colégio. “O Inerme” foi a primeira etapa para que os alunos pudessem entender melhor como se dá a criação de um conto, e se inspirar e criar os seus. “Eles não tinham base de como criar, de como começar. Então, este conto foi para abrir a mente deles”, disse a professora Ivanilde.

Sobre o curioso título do livro, Ivanilde da Costa falou que este é mais um método de atrair o leitor. E no seu caso foi mais um atrativo para que os seus alunos fossem buscar informações, inclusive no dicionário. “Se você for olhar no dicionário a descrição de inerme, vai ter: indefeso” contou Ivanilde. Ela disse ainda que o seu conto procura criar um “leque para várias interpretações. É um livro que vai dando pistas sobre quem é o assassino e, no final, se você tiver prestado atenção a todas estas pistas você vai saber quem foi”, continuou.

Já a professora da casa, Goretti conta que conheceu o projeto em uma visita a Rondônia, onde foi como avaliadora do Ministério da Educação (MEC) para visitar duas faculdades e uma escola. Lá ela pode conhecer a Escola Estadual Juscelino Kubitschek e observou a má qualidade do acervo literário. Com esta parceria, a renda dos livros vai ser destinada a melhoria da biblioteca, que já tem um segundo livro encaminhado, com história dos alunos e uma introdução da professora.