Professora de Direito é a nova editora-chefe da seção de resenha de livros da revista Restorative Justice

fernanda-rosenblatt

revista-restorative-justiceA professora Fernanda Fonseca Ronseblatt, do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco e pesquisadora do Grupo Asa Branca de Criminologia, será a nova editora-chefe da seção de resenhas de livros da revista acadêmico-científica Restorative Justice: An Internacional Journal, hoje tida como uma das principais e mais atualizadas publicações do mundo na área da Justiça Restaurativa.

A seção de resenhas de livros tem por principal finalidade manter os leitores da revista atualizados em relação ao que vem sendo produzido no mundo, nesse campo específico de pesquisa. “Como Book Review Editor, portanto, tenho que identificar as últimas publicações na área em todos os continentes e encontrar revisores capazes de ler o livro na língua de origem e escrever a resenha em inglês”, explica a professora. “E o grande desafio que me foi posto foi o de vencer a tendência anglofônica de apenas revisar livros publicados em países do eixo Europa-Estados Unidos”, acrescentou.

Segundo a professora, a expectativa é de que livros recentes sobre Justiça Restaurativa publicados na Ásia, África e na América Latina também figurem na seção de resenhas de livros da revista e, cada vez mais, “inclusive como uma forma de quebrar com uma tendência da Justiça Restaurativa de se tornar uma disciplina do Norte, para usar a linguagem de Boaventura de Souza Santos em suas ‘Epistemologias do Sul'”.

De acordo com a professora, “o desafio surge também como uma grande oportunidade para eu me manter atualizada sobre esse que é meu campo de estudo há mais de dez anos, desde a realização do meu mestrado na Universidade Católica de Leuven, na Bélgica”.

Como editora, Fernanda terá a responsabilidade de suceder um dos maiores nomes da Justiça Restaurativa da atualidade, o professor Gerry Johnstone, da Universidade de Hull (Inglaterra), o qual exerce o papel de Book Preview Editor desde a fundação da revista.