Professor de Psicologia da Unicap vai apresentar artigo no X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional

O professor do curso de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco Carlos Brito teve artigo aprovado para apresentação no X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, que será realizado pela  Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional de 3 a 6 de julho, em Maringá, no Paraná.

Escrito em parceria com o ex-aluno do curso de Psicologia da Unicap Rafael Roballo Wanderley, o artigo “Uma perspectiva histórica e suas vicissitudes na formação do psicólogo escolar brasileiro”  tem como objetivo principal fazer uma contextualização histórica da psicologia e a educação, dentro de uma perspectiva global (ou mundial), visualizando também a principal influência na formação educacional brasileira: o trabalho de Paulo Freire. Segundo os autores, dentro do contexto histórico, pensar a psicologia como uma ferramenta propiciadora de mudanças no meio social e educacional é algo que está intimamente ligada à própria existência da psicologia.

Desta forma, de acordo com o artigo, o processo de educação no Brasil pode ser entendido como um movimento marcado pelo antes e depois do surgimento da educação libertadora, proposta pelo educador Paulo Freire. Através de seu trabalho amplo, Freire ganhou muita força no Brasil em meados das décadas de 1950 e 1960, diante dos movimentos nacional-desenvolvimentista, e pelo populismo progressista, enveredados pelos presidentes Juscelino Kubitschek (período 1955-1960) e por João Goulart (período 1961-1964). Observa-se, também, no artigo, que tendências que moldam a formação teórica do profissional atuante no campo da psicologia e a educação precisam ser as mais amplas possíveis. Contudo, o artigo também pretende ampliar a discussão acerca da formação do psicólogo escolar e suas vicissitudes, principalmente decorrentes de uma dicotomia entre a prática e a sua formação.