Professor de Ciências Contábeis tira dúvidas sobre declaração do IR

Teve início, na manhã desta terça-feira (13), a segunda turma do curso Imposto de Renda Pessoa Física DIRPF 2010 – Aspectos Gerais e Instruções de Preenchimento das Fichas, ministrado pelo professor do curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pernambuco Israel Ferreira. No dia 30 de março foi montada a primeira turma do curso, mas as vagas não foram suficientes para atender à demanda.

A declaração de Imposto de Renda Pessoa Física recebe ajustes anualmente e pode ser dividida em 4 tipos diferenciados de rendimentos: Rendimento tributário na fonte e na declaração; Rendimento tributável exclusivamente na fonte; Rendimento com tributação definitiva e Rendimentos isentos. Israel explicou cada um deles, acompanhando, ao mesmo tempo, uma ficha de preenchimento do programa IRPF 2010 . Dessa maneira, o professor foi orientando os contribuintes presentes para o preenchimento correto das informações, com a finalidade de evitar penalidades.

A aula, de uma maneira geral, foi conduzida a partir das dúvidas dos alunos – que não foram poucas. Esses questionamentos foram, em sua maioria, baseados em experiências próprias e reais, o que facilitou a compreensão e o aprendizado dos presentes. A estudante do 3º período de Ciências Contábeis Ana Katarina afirmou que o curso contribuiu também com sua formação.“Esse curso não foi apenas importante para, como contribuinte, saber como devo proceder no preenchimento da declaração, mas também para saber executar esse trabalho de orientação com outras pessoas”.

A servidora pública Socorro Araújo foi uma das que trouxeram dúvidas de experiências próprias. Socorro explicou porque decidiu participar dessa orientação. “As pessoas que não são da área, não entendem como preencher essa declaração. A cada ano surgem novas regras. Eu decidi fazer esse curso para me atualizar com relação a essas mudanças e também tirar algumas dúvidas. Sei que a Católica tem credibilidade com relação ao assunto. É uma instituição séria e que sempre disponibiliza bons profissionais para dar as orientações corretas.”

As mudanças da DIRPF 2009 para 2010 também foram salientadas por Israel. “Os sócios de empresa que não possuirem rendimento não são mais obrigados a declarar imposto. Essa foi umas das principais mudanças ocorridas de 2009 para 2010”, afirmou. O professor também destacou o fato de que o valor limite de patrimônio, que obriga pessoas físicas a apresentar a declaração, passou de R$ 80 mil para R$ 300 mil. Isso significa que um contingente menor de contribuintes será obrigado a declarar este ano.