Exploração econômica é tema do Fórum sobre Questões do Envelhecimento

Exploração econômica: uma violência contra a pessoa idosa  foi o tema da última edição do semestre do Fórum sobre Questões do Envelhecimento, realizado na terça-feira (13/06), no auditório G1. O evento, coordenado pelo Prof. Dr João Luiz, começou com o músico Gilmar Araújo, que fez a plateia cantar e se divertir com sucessos nacionais. Na palestra, foi lembrado que 15 de junho é o Dia da Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa.

José Maria, ex-aluno da Unicap e que faz parte da comissão do idoso da OAB, iniciou a palestra falando sobre a necessidade de envelhecer com dignidade, com respeito. “Envelhecer é uma experiência básica do ser humano”, afirmou.

O palestrante Bruno Barros, também da Comissão do Idoso da OAB, falou sobre as fraudes, golpes, corrupção nas filas preferenciais. Lembrou dos direitos previstos no Estatuto do Idoso: a pensão alimentícia, o direito de habitação (de poder escolher se quer morar com uma família, em uma instituição de acolhimento pública ou privada ou de morar sozinho); os direitos à assistência médica gratuita, prevenções de doenças, proteção e recuperação da saúde, remédios e próteses.

Falou também sobre os planos de saúde, cujas mensalidades não podem ser reajustadas. E enfatizou que as pessoas com mais de 65 anos têm direito a utilizar os serviços de transporte gratuitamente em viagens intraestaduais e interestaduais se sua renda for igual ou menor a dois salários mínimos.

Deu um alerta especial em relação aos golpes bancários, trocas de cartão no caixa eletrônico por pessoas que fingem ajudar, empréstimos consignados indevidos, golpe de empréstimos. Durante o evento, o público pode tirar suas dúvidas.

Cassilda Medeiros, gerente da pessoa idosa da Prefeitura do Recife,  abordou a exploração imprópria ou ilegal dos recursos financeiros e patrimoniais da pessoa idosa e revelou dados de violação dos direitos financeiros dos idosos, denunciados pelo disque 100.

• 79% a quantidade de direitos violados dentro das próprias casas
  • 53% das violações são realizadas pelos filhos

A palestrante pontuou também  o abuso econômico, financeiro e patrimonial cometido contra os idosos, principalmente, as disputas de familiares pela posse dos bens ou a ações delituosas cometidas por órgãos públicos e privados em relações às pensões, aposentadorias e outros bens.

Falou ainda sobre a importância de realizar as campanhas para informar e capacitar os idosos e assim prevenir todos os golpes e deu dicas para eles ficarem em alerta.

Para Marilene Campos, que participa do Fórum desde a primeira edição, elogiou o evento e disse que o que mais gosta são as músicas.

Rosélia Costa ressaltou que “o tema de hoje é muito importante. Os idosos quando estão mais fragilizados perdem suas capacidades de ter o controle sobre suas coisas.”

Rosélia Costa e Marilene Campos

O Fórum sobre Questões do Envelhecimento acontece no auditório G1 em uma terça-feira de cada mês, das 14h30 às 17h. Confira a programação do segundo semestre:

08/08: Estudar sempre: aprendizado contínuo

12/09: Drogas lícitas e ilícitas: entorpecimento na velhice