Professor Danilo Vaz-Curado é o novo diretor do CTCH

O Prof. Dr. Danilo Vaz- Curado é o novo diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas da Unicap. Ele passa a ocupar a função que era do Prof. Dr. Degislando Nóbrega, que assumiu a nova Pró-reitoria de Graduação e Extensão. Danilo vai conciliar a direção do CTCH com a coordenação dos cursos de Filosofia (bacharelado e licenciatura).

Ele é ex-aluno do curso de Direito, mas foi ‘apresentado’ à Filosofia ainda na graduação pelo Padre Paulo Meneses, a quem considera o seu mentor. “Entrei para o grupo Hegel em 1998, que foi liderado por Padre Paulo até 2011, quando ele foi para o Ceará. Foi ali que decidi não seguir a carreira jurídica e me especializar em Filosofia”, relembra Danilo, que atualmente lidera o grupo que se reúne sempre às quartas-feiras à tarde.

Padre Paulo encaminhou Danilo para o mestrado na Universidade Federal de Pernambuco e, posteriormente, para o doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. “Ele promoveu um evento chamado Colóquio Hegel em 2008 e me encaminhou ao Prof. Dr. José Ribeiro Pertille para ser meu orientador. Padre Paulo conseguiu que eu me hospedasse no convento dos capuchinhos em Porto Alegre. Ele foi muito generoso comigo”.

Danilo defendeu sua tese uma semana após o falecimento de Padre Paulo. “Ele faria parte da banca. Padre Paulo junto com o Padre Vaz eram quem mais conheciam aqui no Brasil a obra de Hegel”, disse Danilo.

Um pouco antes de defender a tese, o professor Danilo já lecionava na Unicap. Ele foi convidado pelo Prof. Dr Karl Heinz-Efken, então coordenador do curso e a quem o sucedeu. “O professor Karl precisou enfatizar sua atuação no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem e, então, me convidou para assumir a coordenação do curso”.

Sobre as perspectivas para o CTCH, Danilo exaltou o legado de Degislando e afirmou que pretende dar um tom de continuidade à gestão. “É sempre um desafio gratificante e um sinal de reconhecimento e confiança. O que vai pautar as perspectivas é continuar o legado do professor Degislando, trabalhando junto às graduações em prol da consolidação dos programas de pós-graduação’.

O novo diretor do CTCH enfatizou ainda a busca pela excelência no ensino, na pesquisa e a consolidação do Ensino à Distância. É do CTCH que surgiu o primeiro curso na modalidade Educação à Distância (100% EaD) da Unicap: a graduação em Ciências da Religião. O CTCH abrange cinco Licenciaturas e dois bacharelados e foi de onde nasceram quatro dos nove programas de pós-graduação da Universidade (Ciências da Linguagem – área de Letras; Ciências da Religião; História e Teologia).

Outro ponto forte do CTCH destacado por Danilo diz respeito à formação acadêmica em Teologia e Filosofia dos futuros presbíteros da Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Vamos intensificar as parcerias com outras instituições e com as Arquidioceses”, explicou, chamando a atenção para a internacionalização do campo da Teologia da Unicap a partir da afiliação à Universidade Gregoriana de Roma.