Curso de Pedagogia da Católica recebe conceito quatro na avaliação do MEC

Coordenadora do curso feliz com o resultado

Mais um curso da Universidade Católica de Pernambuco obtém o conceito quatro, em uma escala que varia de um a cinco, na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). O curso de Pedagogia recebeu o ótimo resultado, tido como acima da média, com a sensação de reconhecimento e estímulo para novos planos.

Essa foi a primeira avaliação realizada no curso desde a mudança para o currículo novo. Durante três dias, os avaliadores visitaram a Universidade e observaram aspectos como estrutura física da instituição, questões administrativas e projeto pedagógico do curso. A análise criteriosa buscou definir se as condições oferecidas pelo curso da Universidade condiziam com a quantidade de estudantes matriculados na graduação.

Segundo a coordenadora do curso, Elba Leicht, a biblioteca causou um encantamento nas representantes, por servir como alicerce de estudo para os alunos. A coordenadora lista ainda outro aspecto positivo: a quantidade de produções científicas dos docentes. Além disso, destaca o fato de haver um colegiado no curso, cuja proposta é reunir, uma vez por mês, os professores para analisar e propor sugestões que promovam a evolução do curso.

Desde 1950, a graduação integra a instituição de ensino. Atualmente, o seu corpo docente é composto por 18 professores. “Achei ótimo o resultado. É um reconhecimento do que fazemos. Além de prepararmos os alunos para ensinar, focamos na formação para gestores de escola, de modo que atuem com democracia”, explica a professora Elba.

O curso de Pedagogia faz parte de projetos que buscam promover inclusão social e sensibilizar os estudantes para realizarem trabalhos sociais. Os projetos Horizonte e Fé e Alegria contam com a participação de professores e alunos da graduação. O primeiro consiste em oferecer aulas direcionadas a alunos com Síndrome de Down. Enquanto o segundo, auxilia pedagogicamente alunos que vão prestar vestibular ou que precisam de aulas de reforço. “Não só os alunos que assistem as aulas são beneficiados. Os nossos estudantes ganham muito com a ação”, enfatiza a professora Elba.