Professor da Unicap Sérgio Torres é nomeado Desembargador pelo Tribunal Regional do Trabalho

DSCN2768 (2)O professor do curso de Direito da Unicap Sérgio Torres Teixeira foi nomeado nesta terça-feira (16) pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) como desembargador. A notícia já foi publicada no Diário Oficial e o professor entrou em exercício do seu novo cargo no mesmo dia. A lista com o nome de três juízes da primeira instância feita pelo Tribunal em outubro do ano passado estava na presidência desde janeiro, aguardando a escolha da presidenta Dilma Rousseff. A escolha foi realizada nesta segunda-feira (15).

Para o professor Sérgio, o novo cargo no TRT é uma grande mudança na sua vida profissional: “É uma mudança substancial na forma de exercer a minha profissão, porque como magistrado de primeira instância, juiz titular de uma vara, eu tinha como atribuições básicas presidir audiências e atuar nos processos, proferir sentenças. Agora, no Tribunal, na segunda instância, irei atuar sempre ao lado de colegas, que é muito interessante porque na primeira instancia eu estava acostumado a atuar sozinho”. O Juiz ainda afirma que seu novo cargo é um trabalho de revisão das decisões proferidas pelos juízes de primeira instância.

A nomeação do TRT ocorreu no mesmo momento de uma outra mudança no âmbito do Judiciário do Trabalho: a adoção do PJE (Processo Judicial Eletrônico), por meio do qual os processos não mais serão mediante papéis, e sim mediante imagens digitais. “É um procedimento próprio de informática por meio do qual o processo irá se desenvolver. Então isso é uma mudança muito radical, em relação a nossa forma de atuar. Eu tive a sorte de já assumir o Tribunal, mudando para esse novo sistema”.

Ex-aluno da Unicap laureado da turma de bacharel em Direito da turma 1990.1,  Sérgio possui duas Pós-graduações (Direito Público e Direito do Trabalho) também realizadas na Católica. Ele concluiu o Mestrado em 1997 e Doutorado em 2004 pela Universidade Federal de Pernambuco. É juiz do trabalho desde 1991. Foi promovido a juiz presidente de junta em 1993 e estava como titular da 2ª Vara do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes desde 1997.

Logo depois da pós-graduação, começou a carreira docente como professor da Católica, em 1992. Em agosto deste ano, completa 21 anos de ensino na Unicap. “Vou continuar aqui na Católica, não deixarei jamais. Tenho uma ligação muito forte com a Universidade, sou professor da graduação e do Programa de Mestrado, do qual sou um dos fundadores e também atuo na orientação de monografias, que é uma outra paixão. Gosto muito de pesquisa, de fazer esse tipo de trabalho e ajudar a desenvolver mentes brilhantes como as que nós temos aqui na Universidade”.