Professor da Católica vai defender tese na Universidade de Aveiro

Uma pesquisa pioneira. Desde 2007, o professor do curso de Administração da Universidade Católica de Pernambuco Luís Carvalheira vem construindo sua tese de doutorado com o tema O empreendedorismo português da cidade do Recife nos primeiros 50 anos do século XX.  Recentemente, a tese foi aceita para ser defendida na Universidade de Aveiro, instituição superior localizada próxima à cidade do Porto, no Norte de Portugal.

A trajetória de formação do docente possui uma longa estrada. Graduado pela Universidade Federal de Pernambuco, no curso de Direito e com pós-graduação em Estudos de Planejamento da História, o doutorando Luís Carvalheira é exemplo de uma história profissional traçada em coerência com as oportunidades da vida.

Ele é mestre em Administração de Empresas, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A dissertação de mestrado, desenvolvida com o tema Gestão Participativa, foi agraciada com o Prêmio Brahma de Administração, em 1987.

Atualmente, Luís é professor das disciplinas Empreendedorismo e Gestão de Pessoas. Mas a relação com a Universidade não se restringe às salas de aula. Já assumiu cargos como chefe do Departamento e coordenador do curso de Administração. Além da experiência acadêmica, atua na área de consultoria em empresas como Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Instituto de Medicina Integrada Professor Fernando Figueira (Imip) e na praia de Porto de Galinhas. No setor de empreendedorismo, já produziu livros para o Sebrae.

Relatando a presença do empreendedor português em Pernambuco, a tese de doutorado, sob orientação do professor e doutor Joaquim da Costa Leite, é um estudo interdisciplinar. “O objetivo é explorar a lacuna criada pela inexistência de pesquisas que abordem essa temática”, aponta. Na pesquisa, há uma contextualização sobre o lado histórico – relacionado aos primeiros 50 anos do século XX –, fase de migração, aspectos econômicos e assuntos gestão e empreendedorismo.

A data para a defesa da tese ainda será definida. Enquanto isso, o professor aguarda ansioso. “O melhor do doutorado é ter o diploma de doutor”, ressalta.

O consultor e autor de livros sobre em empreendedorismo, doutor em Administração e professor do curso da Católica, Emanuel Leite, participará da banca avaliadora. De acordo com Carvalheira, o professor Leite foi quem o apresentou à Universidade de Aveiro, na qual ele fez o doutorado. A importância do professor na carreira profissional do doutorando é fundamental. “Emanuel abriu muitas portas para mim”, enfatiza professor Luís.

Defesa de tese de doutorado de professor da Católica é aprovada
Por Fernanda Guerra