Católica reinaugura o bloco A após reforma

Foto: Pedro Pereira

O segundo semestre letivo teve início na Católica com a reinauguração do bloco A, que passou um ano em reforma. O prédio data de 1962 e é um ícone arquitetônico do Centro do Recife. A obra recuperou as fachadas, a estrutura e cobertura e preservou a beleza histórica da edificação. A reinauguração reuniu gestores, professores e funcionários da Universidade para um café da manhã ao som do MPB Unicap.

A grande novidade do bloco A será a construção de um auditório, que contará com 120 lugares e será administrado pelo Instituto Humanitas Unicap. “Dentro dessa repaginada, a gente percebeu que faltava um elemento importante para a vida universitária, que é um auditório, porque tem havido muitos eventos em nossa instituição. O bloco A não tinha um espaço assim e, dos auditórios que existem na Católica, nenhum fica no térreo. A localização do novo auditório facilitará a acessibilidade”, ressaltou o Reitor, Padre Pedro Rubens.

Foto-14
Foto: Pedro Pereira

Ele destacou a necessidade da reforma da fachada do bloco A, que é o prédio mais antigo da Unicap. Também fez questão de enfatizar o trabalho interno que a Universidade vem fazendo por meio do Planejamento Estratégico. “Antes de trabalhar reformas externas, nós tentamos trabalhar internamente, melhorando a qualidade da Universidade. Esse trabalho interno é essencial para a Católica. Ele foi projetado para os próximos dez anos. Dentro do nosso Planejamento Estratégico, há o Plano Diretor, que intervém no Campus da Universidade. Vamos tocar na questão da acessibilidade, mas antes temos que trabalhar na questão estrutural. O bloco A é o prédio mais antigo da Católica. Foi inaugurado em 1962 e estava precisando de reformas devido aos seus 54 anos”, frisou.

Foto: Pedro Pereira

A obra faz parte do Plano Centro Cidadão, que é uma parceria entre a Unicap e a Prefeitura do Recife. A iniciativa tem como objetivo encontrar soluções para o planejamento urbano na área e ofertar estudos de referência para concepção de diretrizes urbanísticas no que diz respeito ao Centro Expandido Continental da Cidade do Recife, área que engloba os bairros da Boa Vista, Soledade, Paissandu, Coelhos e Santo Amaro. “Esse plano tem, além das diretrizes gerais para esse território, projetos para áreas específicas. Uma dessas áreas é justamente para o entorno da Universidade Católica. Um dos principais objetivos é a requalificação dos espaços públicos ao redor da Unicap, que vem desde a Soledade, pegando a Rua do Príncipe, Afonso Pena, Rua do Lazer e Rua Almeida Cunha. A primeira medida será a adesão à “Zona 30″, ou seja, a diminuição da velocidade dos veículos na Rua do Príncipe, vai haver também mais um sinal de pedestres antes da Afonso Pena por conta do grande fluxo de pessoas na localidade. O muro do Liceu Nóbrega deve ser trocado por uma grade, que será recuada, dando lugar para uma praça”, disse Andrea Câmara, Coordenadora do Plano Cidadão e Diretora do CCT.

Foto: Pedro Pereira

O prazo inicial para a entrega da obra seria de quinze meses, mas a mesma foi antecipada para o mês de agosto.”A obra teve um contrato com o prazo de um ano e três meses, mas a gente conseguiu antecipar para doze meses. Nós fizemos uma avaliação dos pontos críticos e os atacamos, conseguindo assim antecipar o término da obra”, explicou Alex Lucena, arquiteto da Unicap.