Professor Cláudio Vianney lança livro

Evangelho segundo João”, livro de autoria do coordenador do Programa de Pós-graduação em Teologia da Unicap, Prof. Dr. Cláudio Vianney Malzoni, foi lançado segunda-feira, no Auditório Dom Helder Camara (térreo do bloco “A” da Unicap). O livro entrou para a coleção de “Comentário Bíblico Paulinas”, que contribui para o estudo das Sagradas Escrituras no Brasil, permitindo a praticidade da consulta e um acesso rápido a informações sobre um determinado trecho da Bíblia. O lançamento teve a participação de alunos, professores e funcionários, que puderam também comentar e tirar suas dúvidas com o autor do livro.

Segundo o professor Cláudio, o livro surgiu em suas aulas de Literatura Joanina na Escola Dominical de Teologia em São Paulo, em Sorocaba, e na Universidade Católica de Pernambuco. O autor imaginou como leitores os seus alunos, mas diz que não foi dedicado aos seus alunos, mas aos seus professores de Escritos Joaninos, e grande parte da literatura utilizada em seu livro foi sugerida por eles.

O livro tinha como subtítulo o capítulo 20 de João e o versículo 31 (“para que tenhais a vida em Seu nome”), ou seja, era chamado “Evangelho segundo João: Para que tenhais vida em Seu nome”. Porém, quando foi encaminhado à editora, entrou para a coleção e, consequentemente, não pôde haver subtítulo.

“Eu não considero este livro como um livro de leitura, mas um livro de consulta. Não é um livro pra se ler seguindo da primeira à última página”, diz o autor. São escritos dois capítulos de introdução, o primeiro trata de informações gerais e hipotéticas; o segundo entra em questões teológicas, chaves de leitura. A partir do capítulo três é o evangelho comentado por sessões, sendo elas determinadas pelas festas, começando pelo prólogo, seguindo à semana inaugural, a primeira e a segunda páscoa, festa das tendas, entre outras.

O livro pode ser adquirido pelo site https://www.paulinas.org.br/loja/evangelho-segundo-joao-1. As primeiras páginas podem ser acessadas gratuitamente também através do site.