Plantio de um baobá e missa marcam as comemorações dos 35 anos do grupo de Capoeira Chapéu de Couro

Para celebrar os 35 anos de existência do grupo de Capoeira Chapéu de Couro da Universidade Católica de Pernambuco, coordenado pelo Mestre Corisco, nesta quarta-feira, dia 28/02, foi plantado um baobá e realizada uma missa de Ação de Graças, no Campus da Universidade. Participaram das cerimônias o Reitor, Padre Pedro Rubens; o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – Neabi, Padre Clóvis Cabral, o professor Artur Peregrino, funcionários e alunos da Universidade, além dos integrantes do Chapéu de Couro e familiares.

O primeiro momento da celebração aconteceu, às 18h, por trás da Biblioteca Central, com o plantio do baobá (Adansonia digitata), árvore de extrema importância religiosa para os povos tradicionais africanos. Lá, o professor Artur Peregrino homenageou o grupo entoando: “EI Zumbi, Zumbi ganga meu rei, você não morreu, você está aqui.” em seguida, falou sobre a importância do momento. “Essa inspiração que eu tive foi exatamente na Serra da Barriga, no dia 20 de novembro do ano passado. Porque capoeira traz a reflexão de raiz. Ao plantar esse baobá, que é uma árvore transcendental, porque ela vai além de nós, estamos diante de uma metáfora da vida, porque ela vai viver muito. Então, eu queria deixar aqui minha pitadinha de reflexão como estímulo para o caminho, plantando essa árvore e colocando a terra. Aqui não é o ponto de chegada, mas vai representar para nós um ponto de partida na caminhada e eu mesmo terei o gosto de fazer um caminho por aqui e fazer a bênção e me benzer. Na tradição popular, significa trazer todos os axés, todos os espíritos encantados da mata e também trazer a comunhão dos povos originários, os povos indígenas. Eu lembrei Zumbi e a gente traz aqui a luta dos Quilombos. Então, para mim, não tem momento mais sagrado do que esse”, finalizou.

O Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, começou sua fala desejando que a sombra do baobá seja um bom lugar para se jogar capoeira, destacando a fonte do local como recordação da água, que vem de longe, recordando o compromisso da Unicap com a água. Acompanhe o depoimento na íntegra, no vídeo ao lado.

Em seguida, Mestre Corisco falou da importância do simbolismo do baobá e de seu plantio nesse momento de celebração dos 35 anos do grupo de Capoeira Chapéu de Couro, da Universidade Católica de Pernambuco. Acompanhe sua fala na íntegra, no vídeo ao lado.

Após o plantio do baobá, todos seguiram para a Capela da Universidade para a missa de Ação de Graças celebrada pelo coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – Neabi, Padre Clóvis Cabral, com a participação do coordenador do MPB Unicap, Percy Marques, e Surama Rheis. Com a Capela cheia, Padre Clóvis deu as boas-vindas a todos dizendo: “Estamos aqui reunidos para essa missa de Ação de Graças pelos 35 anos do grupo de capoeira Chapéu de Couro. Todos são bem-vindos e todas são bem-vindas! Só pelo fato de todo mundo estar aqui já indica que nós gostamos daquilo que há 35 anos o grupo de Capoeira Chapéu de Couro realiza nesta Universidade e, por terem aceito o convite para participar dessa missa, indica que a gente reconhece em Corisco um educador. Um homem que tem colaborado, que tem participado da missão de educação e formação que essa Universidade tem. A Universidade reconhece em Corisco um educador, assim como muitos outros homens e mulheres, professores e professoras, educadores e educadoras que dividimos a experiência de trabalhar na Universidade Católica de Pernambuco. Todo mundo que conhece Corisco sabe do jeito dele, o modo como ele cativa a gente. A gente quer manifestar nesta celebração a nossa alegria, como é próprio, agradecendo, rezando, cantando, meditando, refletindo e sonhando. Nós queremos participar dessa eucaristia junto com o sonho de todos os capoeiristas de todo o Brasil, Pernambuco e até de fora. Ao longo desses mais de 500 anos de história, a capoeira tem contribuído principalmente para a gente aprender a jogar o jogo da vida”, disse Padre Clóvis.

Outro momento especial da celebração foi a apresentação do MPB Unicap interpretando “Canto das três raças”, de autoria de Mauro Duarte e imortalizado na voz de Clara Nunes. Assista ao vídeo da apresentação.

Em seguida, Padre Clóvis Cabral fez a proclamação do Evangelho. Acompanhe no vídeo.

A homilia ficou a cargo do coordenador do grupo de Capoeira Chapéu de Couro, da Universidade Católica de Pernambuco, Mestre Corisco. Acompanhe no vídeo.

Veja a galeria de fotos da celebração dos 35 anos do grupo de Capoeira Chapéu de Couro.