Professor Bartolomeu Leite faz palestra na 34ª Semana de Filosofia da Católica

Da esquerda para a direita: Os professores Severino Dias, José Tadeu, o palestrante Bartolomeu Leite e o coordenador do curso de filosofia, Danilo Vaz
Da esquerda para a direita: Os professores Severino Dias e José Tadeu, o palestrante Prof. Bartolomeu Leite e o coordenador do curso de filosofia, Danilo Vaz.

O encerramento do segundo dia da 34ª Semana de Filosofia, que homenageia os 70 anos da Universidade Católica de Pernambuco teve, novamente, uma boa presença de público. No auditório G1 do bloco G, o palestrante Prof. Dr. Bartolomeu Leite abordou o mundo da vida, o lugar comum das vivências pessoais e mentais e a sua importância como válvula de escape na atual crise da antropologia filosófica.

“Se o século 18, com Kant (Immanuel Kant, filósofo da era moderna), foi o fim da metafísica, eu diria que o século 20 foi a grande crise ou o quase fim da antropologia filosófica”, ressaltou o professor da Universidade Federal da Paraíba. “Eu apresento o mundo da vida como uma possibilidade que tente, de alguma forma, apontar para elementos que se aproximem dessa antropologia”, completou. Entretanto, Bartolomeu frisou uma preocupação com essa alternativa. “A grande questão é saber se essa hipótese consegue trazer a antropologia de volta. Ou será que ela vai dar errado e soterrar de vez esse segmento? “, questionou.

A 34ª Semana de Filosofia, uma parceria entre o Instituto Humanitas e o curso de Filosofia da Unicap, continua até a próxima sexta-feira (27). Para mais informações, acesse: http://www.unicap.br/ihu/?p=4772RSCN5140