Primeiro Fórum sobre Questões do Envelhecimento do semestre tem como tema “Assumir Perdas e Ganhos”

DSCN4099Foi realizado na tarde desta terça-feira (13), no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco, o primeiro Fórum sobre Questões do Envelhecimento do semestre. “Assumir perdas e ganhos” foi o tema do encontro, que contou com a presença do Prof. Dr. Gustavo do Passo Castro, antropólogo e membro do Conselho para o Laicato da Arquidiocese de Olinda e Recife.

O Fórum começou em clima de festa e com bastante descontração entre os participantes. Percy Marques e Natércia Dantas, integrantes do MPB Unicap, comandaram o Momento Cultural com músicas relacionadas ao tema e imagens que ajudavam a refletir sobre as canções. Dentro do DSCN4090repertório, Só tinha de ser com você, do compositor Ivan Lins, e O mundo não se acabou, de Assis Valente, animaram os presentes. “Muitas vezes numa perda forte, pensamos que o mundo vai se acabar, mas o mundo só acaba quando deixamos de existir”, refletiu Percy antes de interpretar o samba de Assis.

Após o momento de descontração, foi a vez do coordenador do evento, Prof. João Luiz, dar as boas-vindas e apresentar o tema aos participantes. Ele ressaltou a importância das questões do envelhecimento e propôs uma reflexão sobre o que seria debatido. João Luiz cedeu um espaço do encontro para a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ) que, através da representante dos grupos de apoio, Cleonice Albuquerque, procurou conscientizar e informar o público presente sobre o trabalho da instituição em Pernambuco.

DSCN4097Finalizadas as apresentações e avisos, foi a vez do convidado de honra, Prof. Dr. Gustavo Castro, começar a sua reflexão sobre o tema. Uma das primeiras coisas a serem discutidas foi o tempo subjetivo. Dando exemplos práticos de experiências vividas, o professor abordou a consciência que deve-se ter sobre o tempo e as mudanças que ele causa. “Assumir perdas e ganhos é conter a ansiedade. Devemos viver o tempo presente, aquele que está ao nosso dispor. Não devemos viver pensando que a dor não vai passar ou que as horas boas não chegarão”, afirmou.

O Fórum sobre Questões do Envelhecimento acontece mensalmente na Universidade Católica de Pernambuco com o objetivo de integrar e melhorar a vida dos idosos na sociedade. O tema principal deste ano é “Da juventude ao envelhecimento: Como otimizar a vida”. Os encontros acontecem no auditório G1 da Universidade e a entrada é gratuita. “Envelhecer Produtivamente” será o assunto abordado no próximo Fórum, que será realizado no dia 10 de setembro.