Primeira noite da colação de grau 2017.2 lotou Centro de Convenções

O Teatro Guararapes ficou completamente lotado na primeira noite de colação de grau 2017.2 da Universidade Católica de Pernambuco. Famílias inteiras, amigos e os 255 formandos dos cursos ligados aos centros de Ciência e Tecnologia (CCT) e de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS) viveram momentos emocionantes num clima de confraternização.

O momento ecumênico celebrado pelo Padre Marcos e pelo Pastor Gerson (professor do curso de Filosofia) ganhou um significado especial quando eles convidaram a plateia a acender as lanternas dos celulares para representar a luz de Deus. Karol, do Instituto Humanitas Unicap, entoou cânticos religiosos. A emoção ficou ainda mais forte quando a formanda Camila de Melo Silva Rosado e seu padrinho subiram ao palco para a bênção dos anéis.

A mesa foi composta pelo Reitor, Padre Pedro Rubens; pelo Pró-reitor de Graduação e Extensão, Prof. Dr. Degislando Nóbrega; pela diretora do CCT, Prof.ª Drª Andrea Câmara; pelo diretor do CCBS, Prof.º Drº Luiz Vital; e pelos coordenadores de cursos.

Camisas – O MPB Unicap preparou um show especial para o evento. Os integrantes estavam vestidos com camisas de cada um dos cursos da Universidade. A identidade visual criada pela Agência de Publicidade Iluztrar foi apresentada também num vídeo e o público poderia comprar as peças que estavam expostas num stand da Fasa localizado na frente do Teatro Guararapes. O movimento foi intenso antes e depois da solenidade.

A oradora que representou os formandos foi Ana Amélia de Araújo Almeida. Em seu discurso, um tom de agradecimento aos professores e funcionários da Unicap. Ela também falou sobre “as renúncias” em função da dedicação aos estudos. “Desejo que nesta nova fase possamos ser mais humanos no trato com as pessoas e que nossas relações sejam  pautadas por valores éticos”.

Logo em seguida, o Prof. Dr. Newton Cabral ( da graduação em História e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião) prestou uma homenagem às famílias cantando a música Sonho Impossível.

Os coordenadores de curso foram representados pela coordenadora de Fisioterapia, Cristiana Machado. “Queridos formandos, eu desejo que vocês busquem sentido no que farão a partir de agora. Tecer uma bela manhã exige entrega, paciência, perseverança, segurança, ousadia, coragem. O trabalho como significado e como uma missão. Saiam daqui com a certeza de que em cada um de vocês nasce a esperança de dias melhores”.

Laureados – O juramento foi conduzido pela laureada do curso de Fisioterapia, Jéssica Malena Pedro da Silva, que obteve a maior média entre os laureados dos demais cursos com a nota 9,22. Os outros laureados foram Lucas José Araújo (Fonoaudiologia); Rafaela dos Santos Silva (Psicologia); Marília Pontes Breckenfeld (Arquitetura); Laissa Gusmão Teixeira (Engenharia Civil); Gilderlane Souza de Lima (Engenharia Química);  e Matheus Fernando dos Santos (Licenciatura em Física).

A entrega do anel reservou um outro momento emocionante quando a formanda Maria Eduarda Cavalcante Leão e seu padrinho Piragibe Fernandes Leão subiram ao palco. Depois de palavras de agradecimento, eles convidaram o restante dos formandos para repetir o gesto.

Discurso do Reitor – Em seu pronunciamento, Padre Pedro se inspirou na poesia de outro ex-aluno jesuíta, Carlos Drummond de Andrade. Os versos de Uma Canção Amiga foram entoados pela cantora do MPB Unicap Natércia Dantas e se intercalaram ao seu discurso que celebrou os 75 anos do projeto universitário da Unicap, a serem celebrados em 2018. À medida que Padre Pedro falava, imagens de Drummond e fotos da Universidade apareciam no telão.

Como exemplo de superação de crises, Padre Pedro contou a história do ex-aluno de Arquitetura e Urbanismo da Católica, Ednailton Félix. O jovem estudou no Liceu Nóbrega, entrou na Unicap pelo Prouni e fez mestrado na França pelo Programa Ciências Sem Fronteiras. Na ocasião, foi exibido um vídeo sobre a visita de Ed à Unicap.

“Que vocês nunca deixem de acreditar em seus sonhos, inclusive aquele que parecem mais impossíveis”, disse Padre Pedro agradecendo aos formandos e às famílias “por terem apostado na Unicap”. Num outro trecho do discurso, ele voltou a citar Drummond.

Equipe da DGE trabalhou meses para que a entrega do diploma fosse possível na colação

“Para você, desejo o sonho realizado, o amor esperado, a esperança renovada. Para você, desejo todas as coisas dessa vida, todas as alegrias que puder sorrir, todas as músicas que puder emocionar. Desejo que os amigos sejam mais simples, que sua família seja mais unida, que sua vida seja mais bem vivida. Gostaria de lhe desejar tanta coisa, mas nada seria suficiente. Então desejo apenas que você tenha muitos desejos. Desejos grandes e que eles possam te mover a cada minuto ao rumo de sua felicidade”.

Ao final, Padre Pedro convidou os formandos para continuarem estudando na Unicap ao anunciar que cada concluinte tem 20% de desconto nos cursos de especialização e MBA´s que se iniciam neste semestre 2018.1. “E se vocês quiserem voltar por outro motivo, apareçam para ver pelo menos os patos e o pavão”, concluiu ele provocando risadas do público.

O encerramento foi marcado ainda pela execução do hino de Pernambuco pelo MPB Unicap na voz de Surama Reis com a participação de passistas de frevo. Ao final do hino, todos jogaram os capelo para o auto simbolizando o fim da colação.