Presidente da Abragames realiza palestra na abertura do Unigames 2012

O presidente da Associação Brasileira de Games (Abragames), Fred Vasconcelos, fez a palestra de abertura do Unigames 2012. O evento, que tem como tema: “Gamificação: novos rumos, novos ares!”, aconteceu no auditório G1 da Católica. Alunos do curso de Jogos Digitais também tiveram a oportunidade de apresentar alguns games que  foram desenvolvidos no Recife.

O presidente da Abragames iniciou sua apresentação elogiando a evolução que o curso de Jogos Digitais está vivenciando, especialmente na Católica. “O mercado ainda carece de profissionais qualificados, mas a importância e a enorme procura na realização de eventos sobre a área contribuem para o desenvolvimento do curso. Fiquei muito satisfeito ao ver o engajamento da Universidade na realização do Unigames 2012. Espero que nos próximos anos cada vez mais profissionais desenvolvam aplicações, jogos e instrumentos tecnológicos para mudar a centralização no eixo Rio-São Paulo”, ressalta.

Em seguida, Fred Vasconcelos explicou o significado de gamificação. Segundo ele, é o uso de técnicas de design de jogos que utiliza mecânica e pensamentos orientados em games para dar sentido na análise comportamental das pessoas.  Tipicamente aplica-se gamificação a processos e aplicações com o objetivo de incentivar as pessoas a adotá-lo ou influenciar a maneira que eles são usados. Essa técnica pode encorajar as pessoas a realizar tarefas que elas normalmente considerariam chatas e é nesse sentido que podemos abordar a educação. “É importante ter o controle do fluxo de informações ao qual estamos expostos, o professor deve saber instigar o aluno a aprender através dos recursos de jogos, onde o resultado será visto à medida em que consegue transformar aquela aula chata, em que o aluno prefere fazer alguma outra coisa, em um momento em que todos estão presentes para compartilhar um aprendizado”, afirma Fred Vasconcelos.

Para o aluno do curso de Jogos Digitais Rodrigo Galvão, muita gente ainda não aprendeu a valorizar a oportunidade que o curso ofereceu quando promoveu o Unigames. ” As pessoas ainda não têm conhecimento da importância que o evento nos permite. O diálogo com outros profissionais nos ajuda a criar novos projetos e a abrir a nossa mente para o mercado”, destaca. Sobre a gamificação, Rodrigo Galvão disse que já está desenvolvendo um projeto com outros alunos da sua turma sobre um game educativo que ensina as pessoas a prática da reciclagem do lixo.

No final, alguns estudantes e profissionais apresentaram projetos desenvolvidos no Recife para gamificar a educação nas escolas públicas. Crash Poom Monter, Cosme Defender e Cadê Meu Presente, que consiste em ajudar o Papai Noel a distribuir com atraso seus presentes pelo mundo, depois que dormiu na noite de Natal, foram três dos cinco projetos premiados no SB Games de 2011, realizado em Salvador. Todos eles foram criados por estudantes da rede pública de ensino e alguns já atingiram a marca de quase 200 mil downloads. Os responsáveis pelo premiado programa são, Francisco Borgiani, coordenador de programação; Vinicius Fabrino, consultor de qualificação, e Luiz Francisco, coordenador de multimídia.