Pesquisador Laurence Simon participa de uma conversa na Unicap sobre Paulo Freire

O professor Ph.D. e pesquisador Laurence Simon, da Universidade de Brandeis, nos Estados Unidos, esteve nesta quinta-feira à tarde (21) na Universidade Católica de Pernambuco, a convite do assessor de Relações Internacionais da Unicap, Thales Castro, para uma conversa relacionada a pesquisas internacionais sobre Paulo Freire. Laurence é um admirador dos pensamentos e das obras de Paulo Freire e conhece profundamente as ideias do pedagogo na teoria e na prática. “Estudar Freire é importantíssimo, pois ele desenvolveu um trabalho de liberdade com um engajamento ligado aos mais pobres”, pontuou Laurence.

Participaram do diálogo Argentina Rosas (Fundadora do Centro Paulo Freire Estudos e Pesquisas), Eliete Santiago (Cátedra Paulo Freire e professora da UFPE) e Maria Helena Carvalho (professora da Unicap). Elas relataram experiências emocionantes e encontros com Paulo Freire. O marido de Argentina, Paulo Rosas, era muito amigo de Freire, e se davam muito bem. Ela contou um pouco dessa amizade, explicando que era uma relação afetiva e intelectual. “Eles dialogavam muito sobre o desenvolvimento da sociedade e a alfabetização, que eram assuntos difíceis para serem tratados naquela época. Freire era muito significativo para meu marido”, comentou.

Eliete disse que foi aluna de Freire na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e ressaltou a importância de estudar as ideias dele. “O pensamento de Paulo é vivo, dinâmico, sem fronteiras e se aplica em qualquer área do conhecimento”, afirmou.

Laurence também relatou experiências de suas visitas a sociedades oprimidas em vários países do mundo (Índia e EUA, por exemplo) para mostrar como as ideias de Freire estão presentes nesses lugares. “Estou escrevendo um livro para mostrar como é atual e relevante o trabalho de Freire na sociedade”, destacou. O professor disse que trabalha com seus alunos o livro “Pedagogia do Oprimido”, de Freire, mergulhando em cada conceito, para entender a poderosa crítica à sociedade.

Paulo Freire – Nasceu em 19/09/1921, na cidade do Recife. Reconhecido como Patrono da Educação Brasileira, a partir de um decreto assinado pela presidente Dilma, em 2012, Freire é conhecido por seu empenho em ensinar aos mais pobres. Acusado de subversão durante a Ditadura Militar no Brasil foi preso e depois exilado. Lecionou na Universidade de Harvard (EUA) durante o período fora do Brasil. Quando voltou do exílio, ensinou na PUC-SP. Freire faleceu dia 02/05/1997, em São Paulo, vítima de infarto.