Aluno de História da Católica é finalista em concurso do FMI

S3002012O aluno do curso de História da Universidade Católica de Pernambuco Guilherme Luiz de Brito Soares, que acabou de concluir a graduação no mês de julho, está entre os oito finalistas do Concurso de Redação realizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).  Com a temática “Como construir um futuro melhor para a América Latina”, o certame reuniu estudantes universitários latino-americanos para dissertar a respeito dos desafios da região.

Como prêmio, Guilherme irá participar em outubro do Encontro Anual do FMI, em Washington, nos Estados Unidos, cujo objetivo é discutir os principais dilemas do continente. A instituição irá selecionar o melhor ensaio entre os oito classificados. O vencedor  e o segundo colocado participarão de uma mesa durante o seminário com o tema “Diálogo com a juventude”,  que será  mediada por um membro da alta administração do FMI. A viagem será custeada pela organização do concurso.

Guilherme Luiz de Brito Soares foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic/Unicap) entre 2013 e 2014, tendo desenvolvido o estudo intitulado “Dimensões internacionais da Revolução de 1817: a missão diplomática de Cabugá nos EUA”, sob orientação do Prof Dr. Flavio José Gomes Cabral.

Ele vai aproveitar a viagem para visitar o acervo do diplomata pernambucano Manuel de Oliveira Lima (1867-1928), que está depositado na Universidade Católica da América, e procurar, também, documentos inéditos sobre as revoluções de 1817/24 e informações sobre a estadia de Cruz Cabugá ( Antônio Gonçalves Cruz) nos EUA, no início do século XIX.