Pesquisador Gonzalo Hervás faz palestra de abertura no encontro da Fiuc

Gonzalo Hervas

O professor e pesquisador da Universidade Complutense de Madri, Gonzalo Hervás, fez a palestra de abertura da Conferência Internacional do Grupo Setorial de Ciências Sociais da Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc), que teve início na manhã desta segunda-feira (10) na Unicap. Ele abordou o tema “Aportes Positivos da Psicologia”.

Doutor em Psicologia, o professor Hervás apresentou um estudo amplo sobre o bem-estar e a felicidade. Segundo ele, durante muito tempo a psicologia se dedicou a estudar os aspectos patológicos do ser humano, mas agora começou a centrar-se também nos aspectos positivos.

A Psicologia Positiva, também chamada de a ciência da felicidade, é uma corrente da psicologia, encabeçada nos Estados Unidos por Martin Seligman, da Universidade da Pennsylvania, e tem procurado investigar as fontes do bem-estar e da felicidade, desenvolvendo uma imagem mais equilibrada do ser humano a nível psicológico e refletindo não apenas as suas fragilidades mas também as suas fortalezas.

Segundo o professor Hervás, a felicidade é contagiante. Uma pessoa feliz motiva outras pessoas ao seu redor e, consequentemente, a comunidade onde estão inseridas. “A felicidade estimula o altruísmo, melhora as relações, melhora a saúde pessoal e a saúde organizacional”, enfatizou.

O palestrante destacou na sua apresentação que o otimismo tem se revelado um importante fator tanto para o bem-estar mental quanto para a saúde física. Uma atitude aberta às pequenas gratificações cotidianas também parece ter influência na sensação de bem-estar global a longo prazo.

Até agora, os estudos mostram que os aspectos interpessoais têm um papel fundamental para o bem-estar e a felicidade. Investir tempo e esforço em construir uma rede de relações saudáveis e com um alto grau de intimidade e confiança é um dos caminhos mais seguros para o bem-estar e a felicidade.

A expectativa é que os esforços de investigação que estão sendo realizados possam de alguma forma favorecer a construção de uma sociedade melhor, mais positiva e sã.

O professor Hervás concluiu a sua apresentação com uma citação do filósofo Olivier Reboul: “Educar não é fabricar adultos segundo um modelo, mas liberar em cada homem o que o impede de ser ele mesmo”.