Penúltima noite do I CONABIO e IV SIMCBIO tem os fungos como tema central
|Na penúltima noite do I Congresso Nacional de Ciências Biológicas (CONABIO) e o IV Simpósio de Ciências Biológicas (SIMCBIO) o tema central foram os fungos. As professoras Cristina Maria de Souza Motta, curadora do Departamento de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Patricia Vieira Tiago, Doutora em Biologia de Fungos pela UFPE, fizeram apresentações que mostraram a importância e o uso dos fungos.
A curadora do Departameno de Micologia abrodou o tema Fungos de Interesse Biotecnológico da Caatinga e Mata Atlântica, e em sua apresentação mostrou inúmeras pesquisas que foram feitas a partir de estudos orientados por ela. Cristina destacou pontos como a diferenciação de quais fungos têm mais permanência na caatinga e na Mata Atlântica e indicou os sites: http://www.wfcc.info/ e www.ufpe.br/micoteca como importantes fontes de informações sobre o assunto.
Já a professora Patrícia fez a sua palestra sobre a Biodiversidade acima e abaixo do solo de um agrosistema. Ela explanou principalmente sobre fungos que podem acabar com pragas de forma sustentavelmente correta. Neste sistem,a a professora focou seus estudos nas mais diversas cigarrinhas, entre elas a cigarrinha-da-raiz e a cigarrinha-da-folha. Patrícia lembrou que essa prática de controle, assim como todas as outras, traz benefícios e malefícios para o cultivador.