Desafio Sebrae Internacional começa no Rio de Janeiro

Com informações da Assessoria de Comunicação do Sebrae

Peças de artesanato como uma miniatura de uma caravela do Equador, bebidas, como Pisco do Peru e rum do Panamá, e doces de leite da Argentina foram alguns dos presentes trocados entre as sete equipes que participam do Desafio Sebrae Internacional, que começou nesta segunda-feira (19) no hotel Golden Tulip, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.

O tom descontraído da cerimônia foi reforçado pela equipe brasileira Run to Win (Correr para Ganhar), formada por estudantes de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semiárido, em Mossoró (RN). O chaveiro com uma bola de futebol deu o tom da brincadeira. “Pena não termos encontrado uma que tivesse a cara do Pelé para mostrar aos argentinos que ele é muito melhor que o Maradona”, provocou Isaías Lima, um dos cinco integrantes da equipe. Participam da grande final também as equipes da Argentina (La BC Industrial), Colômbia (Induis), Equador (God’s Warriors), Panamá (Duff), Paraguai (Newer) e Peru (Business Man).

O jogo consiste em administrar uma fábrica de bicicletas. O desafio foi desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). No computador, os cenários em 3D reproduzem vários ambientes da fábrica de bicicletas. Nas várias etapas do jogo, os estudantes são confrontados com desafios como concorrência, escolha do ponto, melhor hora para liquidação de estoque e outras questões do dia a dia do negócio.“Vocês têm uma grande oportunidade de aplicar suas características empreendedoras”, definiu a gerente-adjunta da Assessoria Internacional do Sebrae, Renata Henriques. “Essa é uma experiência especial que vocês vão compartilhar por toda a vida”, reforçou o diretor da Coppe, Maurício Guedes.

Na cerimônia de encerramento que acontece na quarta-feira (21), no Palácio da Cidade, em Botafogo, estão previstas as presenças do presidente do Sebrae, Luiz Barretto, e do diretor-técnico da instituição, Carlos Alberto dos Santos. Os finalistas estrangeiros do prêmio já ganharam a viagem para o Rio de Janeiro ao vencerem a disputa em seus países. Os brasileiros vão conhecer um centro de empreendedorismo em Barcelona, na Espanha. A equipe campeã do Desafio Sebrae Internacional levará um troféu.