Parceria da Unicap com Hemope promove ato de doação de sangue

Fotos: Marina Maranhão

Um ato de humanidade e beneficência aconteceu nesta quinta-feira (22) na sala de convivência dos funcionários. O Hemope, organização de caráter científico, educacional e assistencial, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde, promoveu em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco uma campanha de doação de sangue, vinculada à IX Semana de Integração da Unicap.

Os alunos e interessados puderam fazer a doação das 9h às 17h. Para contribuir, os doadores tiveram que apresentar documento oficial de identificação com foto, não ter tido hepatite, malária ou doença de chagas, não ter risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis e gozar de boa saúde. Também não podiam ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24h antes da doação, precisavam estar bem alimentados, obedecer o intervalo de doação (90 dias para homens e 120 dias para mulheres), não estar grávida ou amamentando e não estar fazendo o uso de medicação controlado ou em tratamento médico.

Os doadores, logo ao chegar, preencheram uma ficha com todos os dados, destacando peso, altura e informações válidas para realização da doação. A assistente social do Hemope, Mônica Assunção, destaca que “a nossa vinda para a Unicap já é uma parceria que vem acontecendo há mais de seis anos e é de suma importância para a população o sangue que é doado, pois vamos ter um estoque estratégico para atender a todas as pessoas que venham a precisar. Todos que estão doando estão beneficiando não somente a uma pessoa, mas sim a três, pois todo o sangue doado é fracionado e antes passa por uma série de exames para identificar se há contaminação de sífilis, chagas, hepatites B e C, HIV, HTLV 1 e 2, além da classificação de sangue e o fator RH. O resultado fica disponível após 4 dias úteis no Hemope”.

“Os doadores que chegam aqui vêm conversar a respeito da saúde, se a quantidade de sangue doada vai prejudicá-los, se há restrição por conta de alguma medicação que estão tomando e verificar alguma possibilidade de contato de algumas doenças que podem ser transmitidas através da doação de sangue. Daqui, esse sangue segue para o Hemope e, depois, os que estão aptos para a transfusão são etiquetados e distribuídos aos cerca de 180 hospitais da Região Metropolitana do Recife, principalmente os da rede publica, como o Hospital da Restauração, Hospital Otávio de Freitas, Getúlio Vargas, Hospital do Câncer e o Barão de Lucena. Todo tipo de sangue é bem-vindo, mas sempre temos uma deficiência maior nos fatores RH negativos, pois são os mais raros,” explica Jeanine Nóbrega, médica de Hemoterapia do Hemope.

Caroline Machado é estudante do 4º período de Direito da Unicap e conta o motivo de ter doado sangue: “Eu queria ajudar o próximo e, como minha mãe é bioquímica, ela me disse que o sangue que é doado pode ajudar até três pessoas. Então, eu achei bastante interessante. Eu queria ir para o Hemope, mas quando soube dessa oportunidade aqui na Católica vim para cá doar. É a primeira vez que estou doando e será a primeira de várias”, revelou Caroline.