Palestras de professores da Colômbia e da Itália marcam primeira manhã do Congresso de Direito Constitucional

A primeira manhã do Congresso de Direito Constitucional, que está sendo realizado na Universidade Católica de Pernambuco, contou com palestras de grandes nomes do cenário do direito mundial. O evento que teve sua abertura marcada por uma homenagem ao professor Nelson Saldanha, seguiu com sua programação nesta quinta-feira (12), no auditório G2, localizado no bloco G da Unicap.

O segundo dia do evento começou com dois painéis que discutiram temas relacionados ao controle da constitucionalidade e a decisão na jurisdição constitucional. Professores consagrados do curso de Direito da Católica dividiram a mesa com palestrantes de outras partes do Brasil e do mundo. No primeiro momento do dia, a professora de Direito Constitucional da Universidade Católica de Pernambuco e vice-presidente da OAB – PE, Adriana Rocha, foi mediadora da mesa.

Ao lado da professora, sentaram-se o coordenador do Doutorado em Jurisdição Constitucional e Direitos Fundamentais da Faculdade de Direito da Universidade de Pisa na Itália, Roberto Romboli; e Eduardo Andrés Velandia Canosa, professor da Universidade Livre da Colômbia. Roberto, que também é diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Pisa na Itália discutiu temas relacionados com os modelos de jurisdição constitucional. Ele falou sobre o poder dos parlamentos e analisou os parâmetros históricos dos EUA e da França.

Depois da palestra do primeiro professor, a mediadora passou a palavra para Eduardo Andrés, que  é presidente da Associação Mundial de Justiça Constitucional. Em seu discurso, ele abordou a Jurisdição Constitucional no estado de Direito. Destacou ainda as posições ideológicas de Hobbes, Bodin e Maquiavel.

O segundo painel da manhã contou com a mediação do Pró- reitor Administrativo da Unicap e professor de Direito Constitucional, Luciano Pinheiro Barros. As palestras tiveram a participação de Marcelo Labanca, professor de Direto da Católica, e Claudio Pereira Souza Neto, que é professor da Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro. O Congresso de Direito Constitucional segue com sua programação até sábado (14).