Palestra tira dúvidas sobre vistos e programas de estudos nos EUA

Reportagem: Isadora Crespo – Marcela Countinho – Luiza Fruet – Larissa Vasconcelos. Alunas do 6º período de Jornalismo da Unicap

Foi realizado nesta segunda-feira (25) uma palestra com representantes do Consulado Geral dos EUA em Pernambuco, no auditório Dom Helder Camara, que teve como intenção orientar as pessoas sobre procedimentos de obtenção de visto estudantil. O público era formado por gente interessada em fazer cursos de graduação ou pós-graduação.

O evento foi articulado pelo assessor ade Relações Internacionais da Unicap, Prof. Dr. Thales Castro, e organizado em dois momentos e contou com três palestrantes: a coordenadora de educação internacional do Education USA, instituição credenciada pelo governo americano para assessorar os interessados em estudar nos EUA, Danyelle Marina Silva; e os dois representantes do consulado americano no Recife. Por questão de segurança, eles pediram para não terem os nomes revelados.

Alguns pontos que foram apresentados durante a palestra foram o passo-a-passo para estudar nos Estados Unidos, que são cinco: primeiro deve-se conhecer as opções de universidades disponíveis, para assim saber qual é o programa que funciona melhor baseado em suas intenções; depois é preciso buscar formas de custear os estudos, seja isso com bolsas (grants) ou empréstimos (loans); o terceiro passo é o da candidatura (ou applications) com os documentos e testes necessários; o penúltimo passo é o da retirada do visto; e, por último, é oferecida a orientação pré-partida para os EUA.

“Nosso foco é dar uma orientação mais ampla para os alunos, buscando as universidades de acordo com seu perfil acadêmico,” disse Danyelle. A escola ABA do bairro dos Aflitos é a representante da Education USA no Recife. Também houve uma explicação em relação aos diversos tipos de bolsas que são oferecidas para os programas de graduação e pós-graduação e suas especificações para que sejam custeados os estudos.

Os representantes do consulado focaram mais na parte burocrática do processo, nas quais as dúvidas mais frequentes são sobre o procedimento de retirada de visto e nos tipos de visto de estudante. Eles também reforçaram que a posse de um visto não é garantia de que você vai entrar no país e nem pré-determina sua estadia lá, visto que ambas são de competência da imigração americana. Em caso de dúvidas, a orientação padrão é acessar o site https://br.usembassy.gov/pt/.