Palestra do jornalista Gerson Camarotti é um sucesso

Com reportagem de  Aécio de Paula e Débora Rosa

Gerson na sessão de autógrafos no Salão Receptivo da Unicap

O jornalista pernambucano Gerson Camarotti lançou nesta segunda-feira (09), na Universidade Católica de Pernambuco, o livro Segredos do Conclave.  A obra mostra os bastidores da última eleição papal ocorrida este ano em Roma. O auditório G2 foi tomado por estudantes, professores, funcionários, amigos e admiradores do escritor. Segundo o próprio Camarotti, a escolha do local onde se faria o lançamento em Pernambuco foi afetiva, já que ele tem uma gratidão muito grande pela Unicap, onde foi aluno bolsista. “Num momento de adversidade na minha vida, a Católica apostou em mim”, enfatizou.

DSCN4409
Primeira fila do Auditório G2 com a presença de convidados ilustres, incluindo a vereadora Isabella de Roldão.

Na plateia, os presentes não hesitavam um segundo sequer. Todos prestavam bastante atenção às palavras de Gerson. Entre os alunos de Jornalismo, papel e caneta na mão para não perder nenhuma possível dica do palestrante do dia. “Já vi a entrevista umas três vezes antes de vir aqui. Depois desse furo, Gerson foi elevado a outro patamar no jornalismo”, disse Pedro Amaral, que é estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas. O alagoano veio junto com um grupo de estudantes e ex-estudantes de cursos de comunicação da Universidade.

DSCN4382
Gerson autografando seu livro “Segredos do Conclave” para o Advogado Moacir Veloso.

Para Larissa Tristão, que também veio de Alagoas, Camarotti é um dos melhores jornalistas do Brasil. “A gente não veio de Alagoas exatamente para ver a palestra, mas já que estamos aqui no Recife não podíamos perder a oportunidade de ouvir as palavras de um dos cinco melhores jornalistas do país”, frisou. Lucas Tomaz, de 28 anos, é ex-aluno de Jornalismo e destacou a organização da Universidade Católica. “Esperava que fosse começar mais tarde, mas começou em um horário razoável e os organizadores estão nos atendendo muito bem, com muita educação. São coisas que parecem pequenas, mas que no final fazem uma diferença enorme”, destacou.

O jornalista da Tv Globo Fernando Rêgo Barros.

O jornalista da TV Globo Fernando Rêgo Barros também veio prestigiar o colega de trabalho: “Gerson é um jornalista muito preparado. Ele conseguiu  deixar o Papa Francisco muito à vontade”. Já o Diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde da Unicap, Aranildo Rodrigues,  afirma conhecer Gerson dos tempos em que o mesmo estudava na Universidade: “Conheço Gerson desde a época de estudante. É um prazer revê-lo, saber que a semente do seu sucesso foi plantada aqui na Católica”.

A plateia que prestigiou a palestra não se limitava a alunos e profissionais de Jornalismo, embora fossem maioria. Natália Caroline é professora de uma escola pública e falou da importância do evento. “Sou uma admiradora do Gerson e esse momento é muito importante para a carreira dele”, disse. Para Suellen Rosa, que é gerente administrativa, o momento foi rico. “Só não foi mais rico por causa do tempo. Uma hora é pouco para uma palestra desse porte”, frisou.

A estudante de Jornalismo da Unicap Carolina Oliveira.

Willian Moreira e Laudinei Ferreira são católicos e afirmaram estar emocionados em encontrar o homem que entrevistou o Papa Francisco. “Já assistimos a esta entrevista uma dúzia de vezes e sempre ficamos emocionados com a fala do Papa Francisco. Um pontífice não poderia ser entrevistado por um jornalista qualquer, por isso que ele foi entrevistado por Camarotti”, declarou Willian. “Não há palavras para descrever essa emoção. Fomos à Jornada Mundial da Juventude e, agora, estamos aqui. O Gerson merece este auditório lotado”, completou Laudinei.