Pais e acompanhantes dos feras participam de programação especial no segundo dia do Vestibular 2018.1
|Enquanto os feras de Saúde estavam fazendo as provas do Vestibular 2018.1, na manhã deste domingo, seus pais e/ou acompanhantes participaram de uma programação especial, na Biblioteca da Universidade. Foram oferecidas 19 atividades, distribuídas em oficinas, rodas de diálogo, apresentações artísticas, serviços de saúde, momento de oração, exposições e informações sobre cursos, matrículas, bolsas, financiamentos e intercâmbio, além de um café da manhã. As atividades da Jornada Portas Abertas, como o evento é chamado, foram planejadas e executadas por professores, alunos, ex-alunos, gestores e funcionários, em uma iniciativa conjunta entre Centros e diversos setores da instituição.
A agricultora Lucicleide Ferreira da Silva, 42 anos, acordou cedo. Ela veio de Buíque, com a ajuda da prefeitura do município, para acompanhar as filhas gêmeas Ana Clara e Ana Cláudia, 19 anos, candidatas ao curso de Medicina. As duas são alunas da Escola Vigário João Inácio e são muito estudiosas. Lucicleide é mãe de 11 filhos. A mais velha é formada em Matemática. A luta é grande. O sustento da família vem em parte do Bolsa Família. O marido de Lucicleide é doente, faz hemodiálise com frequência. Mas ela sempre acreditou que por meio da educação seus filhos vão vencer na vida.
Domingos Sávio, professor do IFPE e pai da candidata ao curso de Medicina Júlia Renata, elogiou a Jornada de Portas Abertas. “É muito gratificante nós chegarmos aqui na Unicap e sermos bem atendidos. A Católica realmente valoriza as pessoas. O que a gente observa é que vocês têm uma forma especial de receber não só os filhos como os pais também”, enfatizou
Tomaz de Aquino, jornalista formado pela Católica, acompanhou na manhã deste domingo a filha, Bárbara Thomaz, candidata ao curso de Medicina, e ficou surpreso com a recepção que a Universidade preparou para os pais e acompanhantes dos feras. “É uma inovação, uma nova forma de agregar valor. É uma oportunidade de reunir diversos pais de vestibulandos, que juntos podem dividir suas ansiedades e suas angústias. Faz-se amizade, cria-se novos contatos, estabelece-se novos relacionamentos. Acho louvável a iniciativa. A direção da Católica e o Reitor estão de parabéns”, destacou.
O empresário Luidson Lino é ex-aluno da Católica e aproveitou a Jornada de Portas Abertas para aguardar o filho que fez prova para Medicina. “Eu acho essa iniciativa extremamente importante. Para mim, tem um sabor um pouco diferente. Como sou ex-aluno, a gente fica com saudade e a Universidade tem uma estrutura espetacular. A torcida lá em casa está grande para que meu filho realmente venha para cá”.
A copeira Cláudia Chagas trouxe a filha para prestar o vestibular da Unicap. Achou a iniciativa de acolhimento da Católica um diferencial. “A Unicap está fazendo a diferença, principalmente para mim, já que isso é novo na minha vida. Geralmente, a gente fica aguardando lá fora, no sol, muitas vezes não temos nem onde sentar e vocês estão dando todo o acolhimento para que a gente possa se sentir melhor”, elogiou.
O engenheiro civil Sílvio Ronaldo Moraes levou uma hora e meia para chegar à capital pernambucana. Ele veio da Paraíba trazer o filho, fera de medicina. Um médico da família foi quem os indicou a Universidade Católica. “Ele falou do clima, da localização e do acolhimento da Universidade e eu gostei, estou gostando daqui, do ambiente”, frisou.
Walker Morango, gerente de vendas, recebeu a neta que veio de Minas Gerais prestar o vestibular de Medicina. “Ela disse: vovô quero ir pro Recife, quero fazer o vestibular aí.” O vovô que veio pela primeira vez à Universidade adorou. “A Católica me encantou, fiquei muito feliz ao entrar aqui”, ressaltou.