9ª Semana de Integração promove palestra sobre hidroterapia

Fotos: Marina Maranhão

“Que sede! Me dá uma água?”. Pouca gente sabe, mas não devemos somente beber água quando estamos com sede. “Isso é um sinal, um pedido de socorro do corpo humano solicitando água. Não devemos chegar a esse ponto”, ressaltou o professor do curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco Rogério Antunes, durante a palestra “Benefícios da Hidroterapia na Qualidade de Vida”, ministrada na manhã desta quarta-feira (28), na sala 711 do bloco B, como parte da programação da 9ª Semana de Integração.  A palestra foi assistida pelos alunos do 1º ao 5º período do curso de Fisioterapia da Católica.

Rogério deu início à palestra falando um pouco da importância da água para o ser humano e os benefícios que ela pode trazer para todos nós, tanto quando é consumida como quando é utilizada para tratamentos de saúde, como é o caso da Hidroterapia, chamada hoje de Fisioterapia Aquática.

A Hidroterapia é uma atividade terapêutica que consiste em utilizar os recursos de uma piscina preparada especificamente para este fim com medidas, profundidade, temperatura, ambiente externo e um profissional especializado na atividade, um fisioterapeuta.

“Hidroterapia é toda aplicação de água com finalidade terapêutica, ganho de força e resistência, promovendo a melhora das reações de equilíbrio, facilitação nos alongamentos, melhora da marcha, além de promover a sociabilização e aumentar a autoestima”, ressalta Rogério Antunes.

Além de promover uma aula bastante didática, introduzindo a nova forma de fisioterapia, Rogério colocou vídeos demonstrando os quatro métodos mais utilizados de tratamento na água:

–         Hallwick – auxilia pessoas com problemas físicos a se tornarem mais independentes para nadar

–         Bad Ragaz – Prática terapêutica que promove relaxamento, reeducação, fortalecimento, alongamento, diminuição do tônus muscular e redução de dores.

–         Watsu – Modalidade fisioterapêutica, variante do shiatsu, praticada na água.

–         Hidrocinesioterapia – Exercícios terapêuticos realizados em piscina termoaquecida que têm por finalidade a prevenção e cura das mais variadas patologias.