ONG Teto, Curso de Engenharia Civil e Programa de Voluntariado Universitário promove palestra sobre direito à Moradia

A aula inaugural do curso de Engenharia Civil deste semestre foi especial, pois o Programa de Voluntariado Universitário da Unicap – VOU e a ONG Teto apresentaram para alunos e professores a palestra “Moradia e infraestrutura como direitos básicos: o Trabalho da ONG Teto nas favelas brasileiras” proferido pela voluntaria Thamires Pedra Rica.

Para João Elton de Jesus, colaborador do Instituto Humanitas Unicap que coordena o VOU “Foi um momento importante e privilegiado para divulgar essa nova parceria do programa de voluntariado da Unicap e também apresentar para os alunos o bonito trabalho que a ONG Teto realiza no Brasil e, especialmente, em Pernambuco”.

A Teto é uma iniciativa nasceu em 1997 no Chile, a partir de um grupo de jovens que descobriu a situação difícil e injusta de pobreza em que milhares de pessoas viviam em seu país. Em 2001 essas ações se oficializam como uma Organização Não Governamental – ONG e hoje esta presente A em diversos países da América Latina. No Brasil o TETO atua desde 2007 e atualmente está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná,  Minas Gerais e Pernambuco.

A parceria da Teto com a Unicap, por meio do voluntariado, busca incentivar os alunos a atuarem como voluntario dessa ONG nas Campanhas de Coleta ou mesmo no contato direto com as comunidades atendidas, seja na elaboração dos projetos, na construção ou mesmo no acompanhamento e na formação humana dos beneficiados pelo Programa. Nessa palestra a divulgação focou a Coleta TETO que ocorrerá nos dias  23, 24  e 25 de agosto e as inscrições podem ser feitas no site www.estamosdemudanca.com.br. Nesses dias a Teto promove uma mobilização massiva de voluntários em diversas ruas da cidade para denunciar a violação de direitos e arrecadar recursos para as ações da Organização.

A partir do dia 31 de agosto iniciará a Campanha para inscrições de voluntários que queiram participar das construções das casas emergenciais que a Teto realiza em bairros vulneráveis. Assim, se você quer fazer parte dessa ação, fique atento ao site www.unicap.br/vou ou da própria Teto.

Assista abaixo o vídeo institucional da Teto e participe desse time!