Católica comemora 74 anos se preparando para o Jubileu de Diamante

No fim da tarde desta quarta-feira (27), a comunidade acadêmica se reuniu na Capela para celebrar os 74 anos da Universidade Católica de Pernambuco. A missa foi presidida pelo Padre André Araújo e foi co-celebrada pelos padres Marcos, Creômenes e Francis. O Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, não pode participar devido a uma faringite. A data marca também o aniversário de 477 anos de fundação da Companhia de Jesus.

“Nem a Companhia de Jesus, tampouco a nossa Universidade, nasceram por decretos, mas se originaram como resposta aos apelos de uma missão evangelizadora, que discerne, passo a passo, o futuro, em sintonia com a sociedade e a serviço da Igreja”, destacou Padre André durante a homilia.

Num outro trecho, ele chamou a atenção para a natureza comunitária da missão jesuíta da Unicap. “Há, portanto, outras áreas nas quais somos chamados a crescer a partir do discernimento comunitário, entre elas, constituirmo-nos como um corpo intercultural, aprofundar o diálogo com as culturas e as religiões, e promover uma cultura de proteção às crianças, à juventude e a pessoas em situações de vulnerabilidade”.

A homilia de Padre André fez referência a um documento escrito pelo Superior Geral dos Jesuítas, Padre Arturo Sosa, especialmente para o dia de hoje no qual ele menciona orientações do Papa Francisco. “O Papa Francisco tem insistido na importância do discernimento espiritual para toda a Igreja. Em especial solicitou à Companhia de Jesus sua contribuição para a difusão do discernimento na vida eclesial. Neste horizonte, sentimos que recorrer ao discernimento espiritual como instrumento para buscar e encontrar a vontade de Deus em todas as dimensões de nossa vida-missão trará como consequência direta uma revitalização de nossa missão-vida e um aumento de nossa capacidade de servir à Igreja e à sociedade nos tempos atuais”.

A celebração de hoje (27) marca o início das comemorações do Jubileu de Diamantes,  mas já no próximo mês de outubro a Unicap vai receber a visita do Padre Arturo Sosa como parte da programação especial do 75º aniversário. “Será, então, uma boa ocasião para fazermos memória agradecida do vivido e projetar visões de futuro, atentos aos apelos da Companhia universal, mas também tendo presente a consolidação desse vigoroso projeto universitário, que vem enfrentando dificuldades de toda sorte, mas que vem respondendo plenamente às exigências de uma verdadeira universidade, com qualidade acadêmica comprovada, crescimento notável na pesquisa e incidência comunitária confirmada pelos programas de extensão”.

Madrigal – Além da missa, o aniversário da Unicap foi celebrado com uma apresentação do Madrigal Lindbergh Pires, no hall do bloco G. Foram interpretadas composições de Mozart e, pela primeira vez, canções de Luiz Gonzaga e outras músicas ligadas à temática do cangaço.