Oficina de Photoshop foi um dos atrativos da 6ª Semana de Jornalismo

A 6ª Semana de Jornalismo, promovida pela Universidade Católica de Pernambuco, de terça até esta quinta-feira (25), incluiu a Oficina de Photoshop nos três dias da programação. Ministrada pelo coordenador do curso de Jogos Digitais e também professor dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas, Breno Carvalho, a oficina aconteceu na sala 405, do 4ª andar do bloco A. A sala é restrita ao curso de Jogos Digitais, mas foi cedida ao evento.

A oficina foi voltada para estudantes de Jornalismo. Foram disponibilizadas 20 vagas, em função da quantidade de computadores disponíveis em cada sala. Em diversos momentos, como em disciplinas de fotografia, os alunos utilizam o Adobe Photoshop ou outros programas como Indesign e Illustrator, cuja interface do programa é semelhante. No entanto, exatamente nessas ocasiões, eles se encontram perdidos, precisando, constantemente, do auxílio dos professores.

A oficina teve como principal foco nutrir os alunos com informações necessárias e básicas para o uso do Photoshop, programa utilizado para o tratamento de imagens, com recursos de manipulação, recortes e retoques de fotografias. De acordo com Breno, a sugestão de incluir a oficina na programação da Semana partiu da coordenadora do curso de Fotografia, professora Renata Victor, justamente para suprir essa deficiência.

Breno descreveu o desconhecimento dos alunos como um fator que dificulta o andamento de disciplinas que o utilizam. “O objetivo é fazer com que os estudantes tenham uma noção básica do software para ter um pequeno domínio em torno da manipulação da imagem”, resume Breno.

O primeiro dia de aula serviu para apresentar aos alunos as ferramentas do programa. Já no segundo e terceiro dias, eles tiveram contato com temas como recorte profissional, recorte mais rápido – ligado às fotografias específicas para web -, clonagem ou limpeza de áreas com sujeira. Os participantes colocaram em prática o aprendizado através de reconstituição de imagens.

Por três dias, os alunos desfrutaram das aulas, aproveitando cada ensinamento sobre o software e aprimorando a experiência como ferramenta necessária para a profissão. Os participantes foram conduzidos por diferentes vontades e objetivos. Utilizar a fotografia como ferramenta de trabalho foi um deles.

A estudante do 4º período, Lorena Tabosa, é um exemplo do caso. Ainda no início da graduação, mas já apaixonada pelo universo da fotografia e do cinema, a aluna resolveu fazer um curso básico de fotografia. No ano passado, foi movida pela ansiedade e antecipou a disciplina Introdução à Fotografia, que apenas é estudada no 6º período. “Resolvi fazer a oficina porque era uma coisa que faltava. Então, veio a calhar”, afirma.