Oficina de Pedagogia mostra a importância dos jogos matemáticos no ensino durante o Católica In 2018

A oficina de Pedagogia oferecida no Católica In 2018 trouxe, este ano, uma abordagem diferenciada e dinâmica sobre o ensino da matemática na educação. O curso foi ministrado pela professora Yara Maria Leal Heliodoro, que falou sobre a importância do ensino prático dos números nas escolas. Segundo ela, este ensino é indispensável para o saber da criança e, para isso, jogos matemáticos são bons estimulantes no processo de aprendizagem: “O diferencial de um profissional de pedagogia que ensina matemática é saber explicar como se faz. A teoria não existe antes para depois a aplicarmos numa situação. A gente vai fazendo e vai teorizando em cima da prática. Foi assim na história da humanidade. Foi assim que os homens inventaram os números”, explicou a professora durante a palestra. A oficina aconteceu no laboratório de matemática da Unicap e os alunos aprenderam um pouco sobre como ensinar matemática através de jogos.

A estudante Beatriz Costa é aluna do 3º ano do Colégio São Bento e veio de Olinda para conhecer mais e tirar suas dúvidas sobre o curso escolhido. “Eu sou apaixonada pelo ensino. Qualquer tipo de ensino. Eu achava que [o curso de pedagogia] era mais focado nas crianças, mas quando conversei com uma pedagoga vi que o campo é extremamente vasto. E aí eu descobri a psicopedagogia, a pedagogia hospitalar e achei mágico”, contou a aluna. “Eu estava muito em dúvida do que fazer e foi como se eu me encontrasse. É isso que eu estava procurando na minha carreira: conseguir me conectar com as pessoas, poder conversar com elas”.