O tema sustentabilidade foi debatido com enfoque histórico na 11ª Semana de Integração

O professor e coordenador do curso de História, Luiz Carlos Luz Marques, fez palestra sobre a crise ambiental atual a partir de uma perspectiva histórica, na tarde desta quarta-feira (23). O encontro foi aberto a alunos de todos os cursos e faz parte da programação da 11ª Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade (SIUCs), que este ano tem como tema “Ações inteligentes para uma vida sustentável”.professor

Durante o debate, o professor Luiz Carlos Luz Marques fez uma análise histórica da responsabilidade da tradição judaico-cristã e do racionalismo na origem da moderna crise ecológica. “Mostrar como a atual desordem do ecossistema é responsabilidade da sociedade em que vivemos é o objetivo desta palestra”, explicou.

Para dar dinamismo ao encontro, o professor fez uma comparação do Brasil que é descrito no Hino Nacional com o Brasil de hoje. “Se o Joaquim Osório (autor do hino brasileiro) ressuscitasse e se deparasse com o nosso país hoje, ele iria querer voltar para o túmulo”, brincou.