Católica conquista 1º lugar no Prêmio Odebrecht de Desenvolvimento Sustentável

AF_Premio-ODB-Brasil

A Universidade Católica de Pernambuco conquistou na noite desta terça-feira (17), o Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável. A solenidade aconteceu agora há pouco no auditório do Edificio Odebrecht São Paulo. A pesquisa inovadora desenvolvida na Universidade Católica de Pernambuco para remediar os efeitos nocivos dos acidentes petrolíferos no meio ambiente esteve entre os cinco finalistas sendo a única representante do Nordeste. “Utilização de um Biodetergente de Baixo Custo para a Remoção de Derivados de Petróleo em Solo” é uma pesquisa das alunas Isabela Natália da Silva Ferreira e Priscilla Ferreira Correa, bolsistas de iniciação científica, orientadas pela professora Leonie Asfora Sarubbo, no curso de Engenharia Química. Os demais vencedores são de universidades de São João Del Rei (MG), São Paulo (SP), Niterói (RJ) e São Leopoldo (RS).

Em sua sétima edição, o prêmio contou com 160 trabalhos inscritos por 322 alunos dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de 95 instituições de ensino superior brasileiro. No dia 17 será anunciado o trabalho de pesquisa classificado em primeiro lugar. A análise dos projetos levou em conta a clareza no conteúdo e a fundamentação, profundidade, relevância, contribuição técnica, aplicabilidade e apresentação dos trabalhos. Serão premiados cinco grupos, que receberão um troféu simbólico e R$ 60 mil cada, sendo R$ 20 mil para o grupo de estudantes, R$ 20 mil para o professor orientador e R$ 20 mil para a instituição de ensino.

O objetivo é reconhecer e incentivar os jovens universitários que se propõem a pensar a engenharia, arquitetura e agronomia em uma perspectiva sustentável e gerar conhecimento sobre o tema, difundindo essas novas ideias junto à comunidade acadêmica brasileira e à sociedade em geral. Foram premiados os cinco melhores projetos orientados por nove áreas de concentração: Agronegócio, Ambiental, Construções Navais, Defesa e Tecnologia, Empreendimentos Imobiliários, Engenharia e Construção, Mobilidade Urbana, Petróleo e Gás e Química.