Na tarde do último dia da Semana de Jornalismo da Unicap foi discutido o tema “Em cima do lance: novas mídias, blogs e cobertura esportiva”

A 9ª Semana de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco seguiu para o seu último dia discutindo, na tarde de hoje(8), o tema “Em cima do lance: novas mídias, blogs e cobertura esportiva”. O encontro, que teve a mediação do professor Dario Brito, contou com as palestras dos ex-alunos da Unicap Marcelo Cavalcanti, do Blog do Torcedor, e de Diego Pérez, editor chefe e apresentador do programa TV Jornal Mais e Replay, da Tv Jornal, além do jornalista e blogueiro Cássio Ziporli, do Diario de Pernambuco.

O jornalista Marcelo Cavalcanti, formado pela Unicap em 1997, iniciou falando sobre a história da página criada em 2006. O “Blog do Torcedor” é hoje um dos mais acessados no Nordeste, quando o assunto é cobertura esportiva. “O jornalista precisa dominar as novas ferramentas tecnológicas se quiser ter grande alcance nas suas publicações. Eu procuro está antenado nas novidades  que surgem a todo o momento”, alertou ele, destacando também o aumento do público feminino dentre os leitores do site. Marcelo teve a experiência de ter feito a cobertura Copa do Mundo da África, em 2010, e defende que as redes sociais vieram para ajudar o trabalho dos jornalistas, mas precisam ser vistas com cautela, pois existem muitas informações distorcidas circulando entre elas. “Temos uma equipe com dezesseis profissionais,  seis estagiários e mais de 50 milhões de visualizações por mês. O nosso objetivo é fazer algo diferente, procurar fatos não explorados pelos jornais convencionais.”

Cássio Zíporle escreve o blog que leva seu nome desde 2008. O trabalho dele é um pouco diferenciado do exercido pelos demais jornalistas, pois o tempo dele para preparar as matérias é maior, pois procura divulgar levantamentos mais aprofundados sobre os eventos esportivos. Todo o processo é realizado por ele, agregando as funções de editor de imagem e texto além de ser o redator das matérias. “Tudo o que é publicado é feito por um mesmo profissional, as informações são postadas na página e compartilhadas entre as redes sociais mais populares no Brasil, como o Facebook e Twitter”, disse Cássio.

“Saber o que os outros estão pensando, esse é o papel que mais nos interessa nas redes sociais”, assim iniciou sua palestra o jornalista Diego Pérez, apresentador do programa TV Jornal Mais e Replay, na TV Jornal. Ele fez uma apresentação diferenciada por levantar questões e se dirigir a um membro da platéia para obter as respostas. Diego mostrou a estrutura e a metodologia utilizada pela atração Replay, afirmando que o sucesso nesses dois anos de exibição se deve à maneira mais descontraída em abordar os temas, mas sempre com credibilidade e respeito pelos entrevistados e telespectadores.  Lembou ainda do tempo de estudante de jornalismo. “Vejo hoje a importância dos trabalhos em grupo passados professor Vlaudimir Salvador, no meu tempo de Unicap, pois lá no programa tenho que administrar uma equipe de diferentes pessoas e pensamentos muitas vezes divergentes”, falou Diego, afirmando a necessidade de focar na informação sob um aspecto ainda não explorado  e fazer jornalismo não para jornalista, mas sim para o público de casa.