Unicap lança Polo Universitário no Agreste de Pernambuco em parceria com Fafica e Asces-Unita

No ano em que celebra 75 anos, a Universidade Católica de Pernambuco dá um passo histórico em sua expansão ao chegar no Interior do Estado. É o Polo Universitário do Agreste que nasce fruto de uma parceria com outras duas instituições de ensino superior comunitárias de Caruaru, o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) e Faculdade de Ciências, Letras e Filosofia de Caruaru (Fafica), que é ligada à Diocese local.

O anúncio foi feito durante a missa em ação de graças pelo 50º aniversário de sacerdócio do Bispo Diocesano de Caruaru, Dom Bernadino Marchió. A celebração aconteceu na manhã desta sexta-feira (29), dia de São Pedro, no Santuário da Graça, no complexo da Fafica. O local estava completamente lotado de fiéis, bispos, políticos e amigos de Dom Dino, como ele é carinhosamente chamado.

Os gestores das três instituições envolvidas na parceria e o Bispo de Caruaru assinaram um protocolo de intenções. Entre outras ações futuras, o documento prevê o intercâmbio de docentes, pesquisadores, estudantes; implementação de projetos de ensino, pesquisa e extensão; promoção de eventos científicos e culturais; e troca de informações e publicações acadêmicas.

“A nossa visão é de que não devemos ir para a nenhuma região, a nenhuma cidade ou seja onde for, para concorrer. A gente vai para somar. Caruaru é um polo de muitas tradições e de educação superior. A Unicap chega no Agreste, a Asces-Unita cresce e amplia e a Fafica… fica…melhor ainda”, brincou o Reitor da Unicap, Prof. Dr. Padre Pedro Rubens que estava visivelmente feliz e emocionado com o momento.

E ele ainda acrescentou: “O que nasce aqui não é só a soma de três tradições. É algo novo. Ninguém está comprando ninguém e ninguém vai diminuir ninguém. Vai nascer um novo polo com uma nova maneira de atuar na educação superior voltada para a comunidade. Todos saímos ganhando, agora é abraçar o futuro, como diz Dom Dino, com alegria e esperança”.

O diretor geral da Fafica, Padre João Paulo, vê a criação do polo como um fator de crescimento para o ensino superior do Agreste pernambucano. “Através da chegada da Católica e da união com a Asces-Unitas será possível usar o campus da Fafica para ser o irradiador de tantos outros cursos de modalidades diversificadas de ensino e, quem sabe futuramente, trazer mais cursos de mestrado para que a região possa se enriquecer”.

O Reitor da Asces-Unitas, Prof. Dr. Paulo Muniz, chamou a atenção para o viés sem fins lucrativos e comunitário do polo. “A nossa expectativa é favorecer a comunidade de Caruaru com a oferta permanente de educação superior de qualidade”.

O anúncio oficial e a assinatura do protocolo de intenções aconteceram pouco antes do final da missa. Em tom de agradecimento pelas homenagens recebidas, Dom Dino deu a criação do Polo Universitário como exemplo de união. “Isso é fruto de muito diálogo, do desejo de dar continuidade ao trabalho educacional que a Igreja sempre teve”.

A missa contou com a presença do vice-governador de Pernambuco, Raul Henry; da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra; da deputada estadual Terezinha Nunes; do ex-governador João Lyra; e de vários bispos da Regional Nordeste 2 da CNBB.

50 anos – Dom Bernadino Marchió nasceu em Busca, na Itália, em 6 de setembro de 1943. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário em Saluzzo. Já em Turim, fez o curso de Pastoral Catequética. Foi ordenado Sacerdote na cidade de Busca em 29 de junho de 1968. Chegou ao Brasil em 31 de outubro de 1975.

Em 27 de março de 1991, quando era Vigário Geral da Diocese de Palmares, foi nomeado Bispo Coadjutor de Pesqueira. Tornando-se Bispo meses depois. Com a morte de Dom Palmeira, tomou posse da Diocese de Pesqueira em 1993. Ele tem como lema episcopal “Alegres na Esperança”. Com o falecimento de Dom Antônio Soares Costa, o Papa João Paulo II o nomeou Bispo Diocesano de Caruaru em novembro de 2002. A Diocese de Caruaru congrega paróquias de 19 municípios da região.