O comércio justo e solidário foi debatido em encontro do ESCOES

fotoxxxxxxxA Universidade Católica de Pernambuco, por meio do Instituto Humanitas Unicap e o Projeto Ramá, promoveu, na tarde desta segunda-feira (15), uma oficina sobre o comércio justo e solidário, no auditório do CTCH, no bloco B. O encontro faz parte das atividades do  Espaço de Comercialização da Economia Solidária (ESCOES)  e  teve como mediadora  a representante  da União dos Empreendedores da Economia Solidária, Rosana Pontes.

Durante o encontro, foram levantados questionamentos sobre o real papel da sociedade  em relação aos projetos de comércio justo e solidário no Estado de Pernambuco. Para Rosana, as pessoas precisam ter consciência dos seus direitos e deveres dentro da cadeia produtiva. “Estamos aqui para discutir a forma como as nossas relações comerciais são tratadas hoje. Precisamos analisar as políticas públicas, para percebermos que são inexistentes no nosso segmento. Vivemos em um mundo desigual, onde é preciso que busquemos mudar a nossa mentalidade e exigir das autoridades mudanças que beneficiem o nosso povo”, afirmou a mediadora. O pioneirismo da ação foi lembrado pelo representante do Projeto Ramá, Maurivan Tenório. “O nosso Espaço de Comercialização da Economia Solidária é o primeiro e único de Pernambuco. Funciona toda quarta-feira no bloco G da Unicap, das 8h às 19h, informou Maurivan.

Espaço de Comercialização da Economia Solidária (ESCOES) é resultado de uma parceria do Instituto Humanitas Unicap e o Projeto Ramá. Atua como um importante espaço de articulação entre a Universidade e as iniciativas de economia solidária no Estado de Pernambuco, sendo uma vitrine à produção dos empreendimentos solidários e sendo um elo fundamental entre produtores e consumidores, procurando  oferecer cursos de capacitação e conscientização.