Neabi Unicap e Cepir-PE promovem ação pela continuação da luta contra a desigualdade racial

Nada como o tradicional Cinema São Luiz para ser palco da ação “Hoje não é dia de negro”, promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da Unicap em parceria com Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Cepir-PE). O propósito do evento foi de contestar o 13 de maio que, em tese, é o dia de comemoração da Lei Áurea, marco da abolição da escravidão no Brasil. Marco que até hoje é contestado pelas organizações que lutam em prol da igualdade racial.

“Criamos um grupo para discutir junto ao Programa Paulo Freire do Governo do Estado a utilização de uma pedagogia afro-brasileira na educação de jovens e adultos. Mesmo passados 122 anos da instauração da Lei Áurea, ainda se vê desigualdade – foi uma falsa abolição. O nome da ação de hoje é justamente um protesto a isso. A luta continua”, afirmou Padre Clóvis Cabral, coordenador do Neabi da Universidade Católica de Pernambuco.

No início do evento, foi exibido o filme “Besouro”, que conta a história de um negro do Recôncavo Baiano, Manoel Henrique Pereira, apelidado de Besouro. Ele jogava capoeira como ninguém, e enfrentou o dono de usina e seus capangas em defesa do povo negro. Reza a lenda que Besouro escapava voando ao ser perseguido por seus inimigos. O capoeirista se tornou um mito e um símbolo da luta pelo reconhecimento da cultura negra.

Depois da exibição do filme, o mediador do evento e secretário executivo do Cepir-PE, Jorge Arruda, deu início a uma manhã de homenagens, concedidas a representantes de órgãos do estado que continuam lutando em prol da cultura negra. Além de receberam certificados de reconhecimento, os homenageados foram agraciados com um pilão, que apresentava os dizeres: “Pérola Negra do Sabor – 13 de maio”.

Padre Clóvis, a coordenadora Nacional do Movimento Negro Unificado, Marta Almeida, e professores e alunos da Rede Pública fizeram as entregas das honrarias. Esse foi o segundo evento promovido pelo Neabi Unicap e pelo Cepir-PE. O primeiro deles foi a discussão de implementação de uma pedagogia afro-brasileira para a educação de jovens e adultos com o Programa Paulo Freire, do Governo do Estado.

“13 de maio, não é dia de negro: Pérolas negras do Saber” aconteceu no Cinema São Luiz, na Rua da Aurora. O evento foi aberto ao público e gratuito. Mesmo assim, o Neabi Unicap e Cepir-PE fizeram questão de convidar alunos e professores do Liceu, Fé e Alegria e de escolas da Rede Pública para acompanharem a exibição do filme “Besouro”. A intenção é de que o filme seja trabalhado com os estudantes em sala de aula.