Professor da Universidade Gregoriana de Roma faz palestra sobre Hegel na Unicap

Gott Selbst ist Tot”, que no velho e bom português quer dizer “Deus está morto”, é uma afirmação do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, aparecida pela primeira vez na publicação A Gaia Ciência. Mas antes mesmo de Nietzsche, Hegel já apontava as várias mortes de Deus. E na palestra, realizada na noite de segunda (22), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas, que abriu a semana de atividades com o Prof. Dr. Georg Sans, da Universidade Gregoriana de Roma, esse abandono de Deus junto à modernidade foi alvo central.

A palestra, que começou às 19h e seguiu até as 21h, foi dividida em três momentos. O primeiro intitulado “A sensação “Deus está morto: Análise da cultura moderna”; O segundo “A dialética da ilustração: uma crítica da crítica da religião”; E a terceira e última “O tríduo santo da especulação”.

É sempre muito bom trazer pessoas de fora para termos o ponto de vista de outras culturas”, elogiou Carlos Vieira, do Instituto Humanitas Unicap, sobre a vinda do Prof. Dr. Georg Sans. Estavam presentes também na palestra o Pró-Reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio; o diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas, Degislando Nóbrega, e o coordenador do curso de Filosofia da Católica, Danilo Costa.

Nesta terça (23) começa o minicurso Lei Moral e Sumo Bem:”A Crítica da Razão Prática”, de Kant. As aulas irão ocorrer entre 23 e 26 de agosto, também das 19h às 21h, no auditório do CTCH. A taxa de inscrição custa R$ 15,00. Informações e inscrições pelo telefone 2119-4176 ou pelo site do Humanitas Unicap www.unicap.br/ihu.