Jornalismo realiza bate papo com profissionais em abertura de semestre

O curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco realiza, esta segunda (14) e terça (15), às 13h30, no Auditório Dom Helder Camara, no hall do bloco A, bate papo com profissionais da área para abrir o semestre acadêmico. O evento, que tem como tema: “Jornalismo: produção, convergência e conexões”, é destinado aos alunos novatos, veteranos e ex-alunos interessados em debater sobre os processos produtivos e de convergência no jornalismo hoje, bem como sobre as conexões entre linguagens e com a inovação e tecnologia.

Participarão do encontro de hoje Mariana Oliveira, editora assistente da revista Continente e ex-aluna da Unicap, e Olívia Mindêlo, editora do site da revista. As jornalistas vão falar obre a Continente, que este mês chegou na edição de número 200, abordando os conteúdos, integração das plataformas impressa e digital, os processos de produção e o novo projeto gráfico. Outra convidados são a jornalista Raíssa Ebrahim, coordenadora de conteúdos do aplicativo PorAqui, que falará de jornalismo hiperlocalizado; e o jornalista Pedro Galindo, também ex-aluno da Católica, apresentará a revista Febre e a iniciativa de monetizar seu projeto de conclusão do curso.

Amanha (15), participarão o assessor de comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco e ex-aluno da Católica, Francisco Shimada, junto com o professor João Guilherme Peixoto, que vai trata da experiência em TV Web do TJPE, com as especificidades da produção e linguagem. Já o jornalista Celso Ishigami traz a experiência com o podcast 45 minutos. Celso, que também é ex-aluno da Católica, contará como é falar sobre futebol e trabalhar com o rádio usando a web como plataforma.

Com a proposta de mostrar aos estudantes do curso a produção desenvolvida em diversas disciplinas e a potencialidade criativa do curso, o evento trará jornalistas que participaram da mostra competitiva Expocom em 2016 e 2017 – Bárbara Brandão, Tereza Eickman, Matheus Camarotti, Augusto Cataldi e Aline Cunha, que apresentarão seus projetos e comentarão sobre a participação na mostra do Intercom. Também falarão sobre os projetos que concorreram no Expocom, os estudantes Paula Paixão e Evelyne Valgueiro, com o Rádio na Real, Samanta Lira e Victor Augusto, com o aplicativo Convergente, Sharon Baptista, com o vídeo (RE)Cidade, Rayane Marinho com a revista customizada Deixa Ela Tatuar.

O bate papo “Jornalismo: produção, convergência e conexões” terá a mediação dos professores Andrea Trigueiro e Lula Pinto, hoje (14) e amanhã (15) das professoras Andrea trigueiro e Carol Monteiro. A iniciativa do curso de Jornalismo acontece a cada início de semestre e busca estreitar os laços entre universidade e mercado e, assim como, debater perspectivas e possibilidades no jornalismo.

Serviço:

Jornalismo: produção, convergência e conexões
Abertura do semestre 2017.2 do curso de Jornalismo
Dias 14 e 15 de agosto, a partir das 13h30
Auditório Dom Hélder Câmara (térreo bloco A)