Mestre de Capoeira da Católica participa da III Semana de Patrimônio

O professor de capoeira da Universidade Católica de Pernambuco, José Olímpio Ferreira, conhecido como Mestre Corisco, foi convidado a participar da Roda de Mestre da III Semana de Patrimônio, promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). O evento começou nesta segunda-feira (16) e vai até o dia 20 de agosto.

A roda terá como objetivo discutir as experiências dos convidados no processo de aprendizagem e transmissão de cada expressão cultural, tendo a educação e a cidadania como tema da mesa. A construção da mesa foi baseada no encontro dos Mestres do Mundo promovido pela Unesco.

O tema deste ano é: Patrimônio Cultural: educação e cidadania. Nesta terceira edição, será apresentado um modelo mais descentralizado, com foco na compreensão do patrimônio cultural como estratégia de educação e cidadania, com o objetivo de fomentar reflexões e ações acerca da valorização do patrimônio cultural do Estado.

Para representar o segmento de capoeira, o Mestre Corisco irá debater, na próxima sexta-feira (20), às 14h, no Museu do Estado de Pernambuco,  o processo de aprendizagem da dança e sua trajetória profissional. Além dele, terão representantes do cavalo-marinho, bumba-meu-boi, religiões afro-brasileiras. Durante toda a semana, serão realizadas palestras, oficinas, ações educativas e apresentações culturais.

Mestre Corisco é professor do Grupo de Capoeira da Católica desde 1983 e há 27 anos faz parte do universo de alunos, ex-alunos, funcionários, professores e portadores de necessidades especiais. A Católica foi a primeira instituição de Ensino Superior a criar um grupo de capoeira. Os interessados em participar do grupo de Capoeira da Unicap podem se inscrever na  Coordenação de Ação Comunitária (CAC), no térreo do bloco B. Outras informações: (81) 2119-4186.