Mestrados profissionais inauguram nova era na Pós-graduação da Unicap

A aula inaugural do novo Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, na noite desta terça-feira (14), representou um momento histórico para a pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco. A primeira atividade contou com palestras de dois experts no mercado da inovação.

“Esse Mestrado é acalentado há muito tempo na Comunicação, que é uma área forte na Unicap. Sempre sonhamos em ir além da graduação. Nós queremos um diálogo amplo com outras áreas”, disse a Pró-reitora Acadêmica e professora do Mestrado, Drª Aline Grego, ao ressaltar o perfil diversificado da primeira turma.

O coordenador do Mestrado em Indústrias Criativas, Prof.º Dr Juliano Domingues, deu as boas-vindas aos novos alunos ao apresentar a programação especial de aulas inaugurais, que vem sendo chamada de #Semana1. “Vamos tentar resumir um pouco do que vamos discutir ao longo dos próximos dois anos”.

O representante regional do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Eduardo Bemfica, e o diretor executivo da Frevotech Inovação, Erick Albuquerque, foram os palestrantes da noite.

Eduardo falou sobre a importância da propriedade intelectual na Indústria Criativa. De acordo com ele, trata-se de um sistema criado para garantir a propriedade ou exclusividade resultante da atividade intelectual nos campos industrial, científico e artístico.

“A propriedade intelectual faz parte da gestão e se você quer competir nesse mundo globalizado tem que saber”. Ele também explicou que ainda há pouco conhecimento sobre o tema em universidades, empresas e centros de pesquisa.

Inovação e empreendedorismo foram os temas tratados por Erick Albuquerque. Ele também é diretor do Fundo Privado de Capital Semente Inova Nordeste, além de comandar uma holding formada por sete empresas. Empreendedor há 15 anos, Erick analisou as transformações nos hábitos de consumo de conteúdo e de serviços agrupados em comunidades.

“Acompanhei a loja de um amigo meu que começou como uma Start Up que vende sapatos femininos somente com numeração 33/34. É uma loja on line especializada nesse segmento porque foi visto o quanto é difícil encontrar calçados desse tamanho para mulheres. Nós temos que nos preparar para atender públicos distintos”, disse Erick ao comentar a segmentação de mercado.

O empresário analisou ainda o impacto da Internet em outros modelos de negócio. “A maior frota de automóveis do mundo (Uber) vale mais que a Ford e a GM sem ser dona de um único carro. A maior rede hoteleira do planeta (Air BNB) não possui um único quarto. E essa história de ver TV com hora marcada já era”, completou ao falar da relação do streaming da Netflix com as emissoras broadcasting.

­#Semana1 – O palestrante da noite desta quarta-feira (15) é o diretor presidente do Porto Digital, Francisco Saboya. A atividade está marcada para às 19h. Já no sábado (18), às 9h, o Mestrado em Indústrias Criativas recebe o vice-presidente de Inovação da Samsung, Benjamin Sicsú; e o professor e pesquisador da Université Paris 13, Sorbonne Paris Citè, Philippe Bouquillion.