Boletim Unicap

Madrigal se apresentará dia 24 na Madre de Deus

Quem não pôde ir à solenidade dos 60 anos da Católica no Teatro de Santa Isabel, realizado no último dia 27 de setembro, terá uma nova chance de contemplar o espetáculo Reduções Jesuíticas, do Madrigal Marlos Nobre. O grupo irá se apresentar no próximo dia 24 de outubro, às 20h, na Igreja Madre de Deus, no Recife Antigo.

Sob a regência do Irmão Lindbergh Pires, cinco sopranos e cinco mesos irão interpretar canções compostas entre os séculos 16 e 17. “Os jesuítas se utilizavam de canções como instrumento catequisador”, explica o regente. Ainda segundo ele, as músicas abordam não só questões de fé, mas também contextos históricos como aspectos da mineração e lavoura. “Atualmente aqui no Brasil somente os jesuítas da Unisinos (RS) executam este espetáculo”.

História – Nascido em Teresina (PI) em 10 de fevereiro de 1941, Lindbergh Pires saiu da terra natal em 1963 para São Paulo onde fez o noviciado. Fez um ano de humanidade, período no qual estudou línguas e oratória. Após a formação jesuíta, com um ano de magistério em Salvador (BA), ele passou a estudar música oficialmente na UFBA. Em 1987, retornou para Teresina e cinco anos depois, a convite do então reitor da Unicap, Padre Theodoro Peters, veio para a Católica onde fundou e coordena o madrigal da Universidade.

Em agosto deste ano, ele compôs e produziu o CD intitulado de “Maria, Mãe da Igreja”. O álbum tem 17 canções dedicadas à Maria. A ideia de produzir do CD partiu de uma sugestão do Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, que quis aproveitar o momento de celebração dos 60 anos da Unicap. As canções foram as primeiras composições do Irmão Pires em mais de 30 anos.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário