Alunos da Católica podem participar da 11ª Jornada Mundial da Juventude na Espanha

A empresa Mark Tur e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pretendem levar 700 jovens brasileiros à capital da Espanha para a 11ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada em agosto de 2011. Para isso, a CNBB já começou a mobilizar as paróquias de todo o país.  Até a metade de 2010, 600 mil jovens peregrinos estrangeiros se inscreveram para a JMJ, sendo 120 mil italianos, 70 mil franceses, 50 mil poloneses e 25 mil norte-americanos. Os organizadores esperam receber dois milhões de jovens.

A JMJ estará dividida em cinco encontros principais: a acolhida dos peregrinos pelo cardeal arcebispo de Madri, Dom Antonio Maria Rouco Varela, em uma missa que será celebrada na terça-feira, 16 de agosto de 2011, na Praça Cibeles, e concelebrada por 500 bispos; a cerimônia de acolhida do Papa Bento XVI será em Cibeles na quinta-feira, 18 de agosto; a via-crúcis; a vigília com o Santo Padre no aeródromo de Quatro Ventos, no sábado dia 20; e a missa de encerramento, no domingo dia 21.

O jovem que for à Espanha, além de conhecer um dos países mais bonitos da Europa, vai poder ver durante a JMJ a Última Ceia de Salzillo e o Cristo Morto de Mena, imagens sacras que poderão ser admiridas pelos participantes ao lado de outras obras de valor inestimável, provenientes de toda a Espanha. As peças serão levadas em procissão durante a solene Via Sacra presidida pelo Papa, prevista para a tarde do dia 19 de agosto de 2011, no Paseo de Recoletos da capital espanhola.

Trata-se de uma série de esculturas, com séculos de idade, que representam cada uma das cenas da Paixão de Cristo, e que são tradicionalmente conduzidas em procissão pelas ruas da cidades espanholas durante a Semana Santa. Dez destas peças, provenientes da própria cidade de Madri, além de Cuenca, Málaga, Leon, Valladolid, Murcia, Granada, Zamora, Jerez (Cádiz) e Orihuela (Alicante), serão levadas à capital espanhola especialmente para esta ocasião. Javier Cremades, responsável pela coordenação central da JMJ, explicou que a intenção é “representar as milhares de procissões que se dão por todo o território espanhol”.

Os alunos da Unicap que estiverem interessados em participar podem entrar em contato com a agência Mark Tur através do telefone: 3033-4591