Reitor da Unicap celebra missa de formatura dos primeiros seminaristas concluintes do curso de Bacharelado em Teologia

por Carolina Oliveira

Foto: Arquidiocese de Olinda e Recife

Ocorreu nesta segunda-feira (30), às 17 horas, a Concelebração Eucarística em Ação de Graças pela formatura dos primeiros seminaristas concluintes do curso de Bacharelado em Teologia da Universidade Católica de Pernambuco. O encontro eucarístico reuniu cerca de 250 pessoas na Igreja do Seminário Maior Nossa Senhora da Graça, em Olinda.

Durante a missa, presidida pelo presidente do Regional Nordeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo de Palmares, dom Genival Saraiva, os concluintes foram acolhidos pelo Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, que fez questão de reiterar seu sentimento de gratidão diante da iniciativa. “Nós agradecemos muito a Deus, a dom Fernando Saburido e a dom Genival que foi alguém que participou desde o início dessa parceria. Nós esperamos crescer para que a Igreja também possa ser mais expressiva na nossa Arquidiocese”, disse.

“Com a conclusão do curso dos nossos seminaristas queremos destacar que é importante que eles vivam a vida ministerial sabendo que é um serviço para a Igreja de Deus nessas nossas igrejas diocesanas”. A afirmação foi de dom Genival Saraiva, que fez questão de destacar a importância da Universidade na formação dos futuros sacerdotes.

Arquidiocese de Olinda e Recife

Da Arquidiocese de Olinda e Recife, também estavam no altar o Reitor do seminário, Padre João Bosco, e o Prefeito de estudos do Seminário de Olinda, Padre Hector Ruiz. Estavam presentes, ainda, os Reitores dos seminários das Dioceses de Afogados da Ingazeira e de Palmares, Padre Hélio Claudio e Padre Noberto Penzkofer, além do Vigário Geral da Diocese de Nazaré, Padre Antonio Inácio Pereira.

A emoção tomou conta de todos os jovens concluintes. A turma chamada “Padre José Comblin” homenageou o grande teólogo como uma referência para a missão deles na Igreja. “Comblin foi uma figura muito importante para a teologia e para a pastoral. Foi um homem que se dedicou aos pobres e lutou em defesa das injustiças sociais. Os seus ensinamentos são de profundidade teológica tremenda”, destacou o jovem concluinte do curso Nilton Francisco.

Após a missa, a turma, que teve o professor de Teologia da Unicap Sérgio Sezino Douets Vasconcelos e a aluna Adriana Barata dos Santos Figueira como oradora,  festejou a conclusão em um jantar comemorativo com os familiares.