Mãe e filha cursam Administração juntas na Unicap

Após 25 anos longe dos estudos, a busca por uma maior qualificação levou Glaucia Negreiros de Arruda a compartilhar as salas de aula com a sua filha, Nathália Arruda Saraiva Neves. As duas são estudantes do curso de Administração da Universidade Católica de Pernambuco. Iniciaram a graduação com a diferença de um semestre curricular e concluirão juntas no final deste ano.

Em 1983, quando estava fazendo o 6º período de Letras na Universidade de São Paulo, Glaucia  trancou o curso devido ao emprego, casamento e filhos.  A pausa planejada para apenas seis meses se estendeu por muitos anos após a saída de um bom e estável emprego em uma multinacional. Os longos anos de trabalho, a boa colocação  e a fluência no inglês não foram suficientes para suprir a exigência de um diploma na empresa.

A necessidade do ensino superior se tornou, então, prioridade  e a escolha pelo curso de Administração foi a realização de um desejo antigo. No entanto, estudar com a filha na universidade foi uma coincidência. Após seis meses de ingresso de Nathália na Unicap, Glaucia decidiu voltar aos estudos  com a mesma opção de curso da filha, sem nenhuma influência.

Segundo as alunas, a experiência foi muito gratificante, elas cursaram a maioria das disciplinas juntas, estudaram e fizeram os trabalhos levando a sério e sendo rígidas uma com a outra. A mãe declarou que chegou até mesmo a levar broncas da filha e  a ter aulas das matérias de cálculos com Nathália. A filha nunca teve vergonha de estudar com a mãe. “A Católica é uma Universidade jovem, onde se vê poucas pessoas da minha idade. No início era um pouco constrangedor para mim, mas a minha filha nunca teve vergonha de me acompanhar”, afirmou Glaucia Negreiros.

Para Nathália, a oportunidade de ter o apoio e a companhia da sua mãe foi o diferencial da sua formação. “Nós nos completávamos e nos ajudávamos.  Vê-la voltando à universidade e estudando me incentivou muito e me fez fazer o curso de uma outra forma”, explicou a aluna.

Por enquanto, mãe e filha não possuem nenhum plano em conjunto para o futuro. Elas pretendem seguir ramos distintos na administração. Atualmente, Glaucia estagia no Espaço Executivo da Universidade Católica de Pernambuco e Nathália na Hemobrás.