Madrigal fará recital em homenagem aos 60 anos da Católica

O Madrigal da Universidade Católica de Pernambuco vai realizar recital, na noite de terça-feira (23), no Teatro de Santa Isabel, em comemoração aos 60 anos da Unicap. A regência ficará a cargo do maestro Lindbergh Pires. Irmão Pires, como é conhecido na Unicap, é natural de Teresina, Piauí. Desde sua juventude esteve em sintonia com a música. Iniciou-se nela pelo antigo coral Nossa Senhora do Amparo, através da maestrina Clóris de Carvalho.

As comemorações dos 60 anos começarão logo cedo. Às 8h30, um bolo oferecido pela Bunge Alimentos será servido aos professores, alunos e funcionários, no hall do bloco G. Às 11h , haverá uma celebração eucarística, no Santuário Nossa Senhora de Fátima. À noite, às 19h, será realizada a solenidade no Teatro de Santa Isabel, com o recital comemorativo aos 60 anos de fundação da Unicap, “A Música Coral nas Reduções Jesuítas”.

Às 20h será feita a entrega da medalha Ex Corde Ecclediae à Unicap pela Federação Internacional de Universidades Católicas (Fiuc). A condecoração normalmente somente é concedida para universidades com mais de 400 anos de fundação e funcionamento. A Unicap será a primeira no Brasil a receber essa condecoração, motivo de orgulho para o Recife e Pernambuco, já que esse título propiciará, nessa rede internacional, a referência permanente da Unicap e do Recife como centro de excelência de ensino.

Logo após a premiação, serão ouvidas as palavras do secretário geral da Fiuc, professor Monsenhor Guy-Réal Thivierge; também falará o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens. Haverá também a exibição do vídeo institucional comemorativos aos 60 anos da Unicap.

Às 20h30 será feita a entrega do troféu Asa Branca para autoridades homenageadas: o Governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos; o Prefeito da Cidade do Recife, João da Costa; ; e os reitores da UFPE, UFRPE e UPE e o Arcebispo de Olinda e Recife.

Às 21h40 será realizada a apresentação do grupo MPB Unicap com repertório incluindo sucessos como “Asa Branca” (Luiz Gonzaga/Humbeto Teixeira), “Eu só quero um xodó” (Dominguinhos e Anastásia), “Coração bobo” (Alceu Valença), entre outras.