Alunas de Jornalismo ganham prêmio nacional

Alunas que receberam o prêmio

As alunas do curso de Jornalismo da Católica Aline de Souza Silva e Vanessa Cristina da Silva conquistaram o primeiro lugar na 3ª edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, realizado pelo Instituto Vladimir Herzog. O trabalho vencedor teve a orientação da professora Ana Veloso.

O prêmio foi entregue nesta segunda-feira (24). O projeto tem como objetivo resgatar e divulgar o trabalho das mulheres organizadas da Ilha de Deus, comunidade de pescadores perto do centro do Recife, onde vivem 450 famílias. O local vem sofrendo intervenções provocadas por obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto das alunas irá contar a história desta comunidade narrada por três moradoras.

Prof. Ana Veloso

“Uma das comunidades mais pobres do Recife passou a ter maior confiança no trabalho das alunas a partir dessas três mulheres. Minhas alunas discutiram a proposta com a comunidade e comigo antes de iniciar o projeto e o mais importante é que Aline e Vanessa estão mobilizadas e estão tentando juntar outros estudantes para participar do projeto de alguma forma. É uma maneira de valorizar a experiência”, ressalta a professora Ana Veloso.

O projeto das alunas já possui uma rádio comunitária, que ajuda na parte de divulgação e visibilidade, pois será divulgado em sites de diversos países. “Nossa ideia é fazer um blog ou site com as matérias que vamos realizar ao longo do projeto. Vamos discutir também a possibilidade de fazer um vídeo e um podcast, agregando fotos, vídeos e textos”, frisaram as alunas ganhadoras.