Boletim Unicap

Livro do professor Tiago Cesar é finalista do Prêmio Açorianos

O livro “História das Crianças no Brasil Meridional”, que tem entre os organizadores o professor do curso de História da Universidade Católica de Pernambuco Tiago da Silva Cesar, é finalista no Prêmio Açorianos, na categoria Ensaio de Literatura e Humanidades.

O Prêmio Açorianos é concedido pela Secretaria de Cultura de Porto Alegre para os melhores do ano nas áreas de música, teatro, dança, literatura e artes plásticas e é considerado o mais importante prêmio cultural do Rio Grande do Sul.

O livro, que teve ótima acolhida da crítica, reúne 17 contribuições de historiadores acerca da história das crianças, abarcando os períodos colonial, reino-unido, império e república da História do Brasil. Publicado pela Editora Unisinos em parceira com a Editora Oikos, o livro integra a Coleção Estudos Históricos Latino-Americanos.

De acordo com os organizadores, a obra visa contribuir para a divulgação das histórias de vida de muitas crianças, que, por não terem produzido documentos e por desempenharem papéis sociais tidos como coadjuvantes, acabaram sendo relegadas ao esquecimento, tanto por aqueles com quem elas conviveram como por uma geração de pesquisadores que se dedicou aos estudos da sociedade brasileira.

print
Compartilhe:

Deixe um comentário