Crefono 4 e CRO-PE realizam Capacitação do Teste da Linguinha na Unicap

Com informações da Assessoria de Imprensa do Crefono 4

O Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região e o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco vão realizar, na terça (20/06) e na quarta-feira (21/06), a I Capacitação em Teste da Linguinha, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) (Auditório G2, Bloco G, 1° andar). A especialização, que contará com a presença de profissionais e estudantes de Fonoaudiologia e Odontologia, será ministrada pela fonoaudióloga Roberta Martinelli, autora do Protocolo do Teste da Linguinha.

A abertura da Capacitação, às 13h, será com a professora de Odontologia da UFPE, Ana Cláudia Araújo; e com professor de Fonoaudiologia da UFPE, Hilton Justino. Os dois vão apresentar detalhes dos projetos Linguinha eLíngua Solta, desenvolvidos pelos dois departamentos.

Das 14h às 17h, a fonoaudióloga Roberta Martinelli vai abordar na sua palestra a anatomofisiologia da língua e sua importância para as funções orofaciais.

A programação do segundo dia de evento será toda com a fonoaudióloga autora do Protocolo do Frênulo Lingual. Das 8h às 12h, Roberta Martinelli vai abordar a avaliação do frênulo lingual desde o nascimento até a idade adulta. O último módulo da capacitação será uma aula prática para realização do Teste da Linguinha.

A entrada para participar da Capacitação será um quilo de alimento não-perecível. O evento é uma realização conjunta do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região (Crefono 4) e o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE).

TESTE

Em 2014, a Presidência da República sancionou e publicou no Diário Oficial da União a Lei nº13.002/14, que torna obrigatório a realização do Teste da Linguinha em recém-nascidos. O teste consiste na avaliação do frênulo da​ ​língua em bebês recém-nascidos para verificar futuros problemas na amamentação, dentição e língua presa.

A fonoaudióloga Roberta Martinelli, autora do protocolo, afirma que a avaliação não causa dor alguma ao bebê. Primeiro, a profissional examina com os dedos o movimento da língua e a posição do frênulo, pele que fica sob o órgão. Em seguida, observa e grava a amamentação da criança, para depois analisar os detalhes.

“Bebês com alteração no frênulo têm um número menor de sucção e um tempo maior de amamentação, algo em torno de oito a dez segundos. O normal é que essa pausa seja de quatro segundos e que a criança tenha uma quantidade maior de sucção”, explica a fonoaudióloga Roberta Martinelli.

​​20 de junho de 2017

13h às 14h – Abertura do Curso com Presidentes do CRO-PE e Crefono 4 e Profª Ana Cláudia Araújo e Prof Hilton Justino apresentando os projetos Linguinha e Língua Solta

14h às 17h – Palestra Roberta Martinelli – Anatomofisiologia da língua e sua importância para as funções orofaciais;

21 de junho de 2017

8h às 12h – Palestra Roberta Martinelli – Avaliação do frênulo lingual desde o nascimento até a idade adulta;

13h às 16h – Aula prática para realização do Teste da Linguinha​

Data: 20 e 21 de junho de 2017 (terça e quarta-feira)

Local: Unicap (Auditório G2, Bloco G, 1º Andar)

Inscrição: 2kg de alimentos não perecíveis